Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Produção mais limpa tem apoio do Sisema

PDFImprimirE-mail

Com o objetivo de contribuir para o uso racional dos recursos naturais e para o desenvolvimento socioeconômico de Minas Gerais, o Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) realiza ações de avaliação, fomento, apoio e divulgação de mecanismos para inserção de práticas de produção mais limpa (P+L) no setor produtivo.

Segundo a engenheira química do Sisema, Ana Luiza Dolabela, é preciso que novos paradigmas e novas ações de prevenção e minimização de poluentes sejam implementadas nas empresas. "Somente as atividades de licenciamento e fiscalização não são suficientes para alcançarmos a qualidade ambiental necessária", ressalta.

O conceito de produção mais limpa, desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) em cooperação com uma rede de agências e governos, prioriza a prevenção à poluição, a conservação de recursos naturais e a ecoeficiência. O objetivo é racionalizar o uso de matérias-primas e insumos, a eliminação ou redução de geração de resíduos, a diminuição do impacto ambiental no processo produtivo e o aumento da ecoeficiência das empresas, resultando em maior competitividade e maiores ganhos econômicos. "Ela agrega a variável ambiental à econômica. Se a empresa for mais eficiente no processamento, ela gera economia e ainda contribui com o meio ambiente", afirma Ana Luiza.

Dentro dessa proposta de conciliar a proteção ambiental ao desenvolvimento econômico, buscando a conscientização e o conhecimento para a implementação de práticas de produção mais limpa, foi criado em maio de 2006, por iniciativa do Sisema, com o apoio do Ministério de Meio Ambiente (MMA) e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o Fórum Mineiro de Produção Mais Limpa e Consumo Consciente.

O Fórum tem participação de órgãos públicos, empresas privadas, sociedade civil organizada e pessoas físicas. Dividido em cinco grupos de trabalho (políticas públicas; ciência e tecnologia; ações nos setores produtivos; educação, ética e cidadania; e comunicação em produção mais limpa), pretende estimular a adoção de métodos e tecnologias, desenvolver parcerias e identificar e mobilizar fontes de financiamentos, além de estimular, divulgar e apoiar projetos que promovam a adesão de práticas de produção mais limpa nas empresas.

A idéia é que, a cada ano, uma tipologia para trabalho e aprofundamento seja escolhida. Para 2007, a tipologia escolhida foi "fundição". Reuniões técnicas para conhecimento da atividade e levantamento dos principais problemas ambientais na área de fundição, além de visitas técnicas para conhecimento do processo e sugestão de ações nessa área são algumas das atividades que estão sendo realizadas pelos grupos de trabalho. Será elaborada também, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), uma cartilha de boas práticas em fundição, que será divulgada e distribuída amplamente em todo o setor.

Em 2006 e 2007 os grupos de trabalho já participaram de treinamentos promovidos pelo MMA e pela Agência de Cooperação Técnica Alemã - GTZ, por meio do Centro Nacional de Tecnologias Limpas (CNTL) e trabalharam em ações para estruturação do Fórum em Minas Gerais.

Mais informações sobre as Ações do Fórum podem ser obtidas através dos e-mails Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelos telefones: (31) 3219.5084 (Semad) e (31) 3263.4504 (Fiemg).

01/08/2007
Fonte: Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900