Usina em Piedade dos Gerais dará destinação adequada ao lixo do município

A inauguração da usina de triagem e compostagem do município de Piedade dos Gerais, no dia 21 de julho, é mais uma ação do Governo de Minas para a destinação correta de resíduos no Estado. A iniciativa, em parceria com a Prefeitura local, beneficiará todos os 4,3 mil habitantes do município localizado na região central do Estado.

As obras para construção da usina receberam recursos do Programa Piloto de Apoio à Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PPAGIRS), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). O programa incentiva a implantação de Usinas de Triagem e Compostagem (UTC) do lixo e/ou Aterros Sanitários em municípios de até 30 mil habitantes.

Segundo o prefeito de Piedade dos Gerais, Rogério Mendes da Costa, foram investidos cerca de R$ 250 mil na construção da usina, dos quais R$ 150 mil provenientes do Governo do Estado. "A negociação com o Governo do Estado para que Piedade das Gerais se adequasse aos critérios para disposição de resíduos começou em 2005", afirma.

Rogério Costa observa que os seis funcionários da Usina foram preparados para o trabalho seguindo as orientações da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam). "Eles foram vacinados contra possíveis doenças e treinados para separarem os diversos componentes do lixo, dividindo-os de acordo com sua natureza: matéria orgânica, materiais recicláveis, rejeitos e resíduos especiais", explica.

A Prefeitura de Piedade dos Gerais vem realizando campanhas educativas sobre a necessidade de separação do lixo. "A sensibilização da população sobre a destinação correta do lixo é a primeira etapa para a implantação de um sistema de coleta seletiva no município", afirma. "O município já está em negociação com empresas para a venda dos resíduos recicláveis originados na usina, o que deverá gerar um ganho anual de R$ 9 mil", completa.

PPAGIRS
A usina de Piedade dos Gerais é a quarta inaugurada em 2007. No dia 19 de julho, foi inaugurada a unidade do município de Gonzaga, na região do vale do rio Doce. Ibertioga e Senador Firmino já inauguraram suas usinas. Até o final do ano, os 29 municípios mineiros que participam do PPAGIRS terão inaugurado suas unidades de triagem e compostagem, beneficiando cerca de 235 mil pessoas.

Das 29 prefeituras que participam do Programa, 25 optaram por empregar os recursos recebidos nas usinas. Duas delas (Barroso e Tocantins, na Zona da Mata), além da usina, usarão os recursos para complementar seus aterros sanitários. Outras duas (Carmo do Rio Claro e Itanhandu, no Sul do Estado), que têm população acima de 30 mil habitantes, irão implantar aterros sanitários.

A instalação das usinas depende de Autorização Ambiental de Funcionamento (AAF), expedida pela Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram). A Feam oferece apoio técnico aos municípios na implantação de sistemas de disposição de resíduos e para agilizar o processo de regularização ambiental.

O presidente da Feam, José Cláudio Junqueira Ribeiro, observa que a criação das usinas de triagem e compostagem incentivadas pelo PPAGIRS é uma das ações do Governo do Estado para promover e fomentar a não geração, o reaproveitamento, a reciclagem e a disposição adequada de resíduos sólidos. "Programas como o Minas Sem Lixões e o Projeto Estruturador para erradicação de Resíduos Sólidos já vêm incentivando as Prefeituras a lidarem corretamente com a questão", afirma. "As ações do Governo do Estado, no entanto, não terão efeito sem a participação efetiva das prefeituras na construção de ma política de destinação adequada de resíduos", observa.

José Cláudio Junqueira observa que a inauguração do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), em junho, deu a Minas Gerais um espaço privilegiado para a formação das parcerias com os municípios. "No Centro é possível discutir experiências, propor e encontrar soluções para a questão dos resíduos de acordo com as características de cada município", completa.

19/07/2007
Fonte: Ascom/Sisema