Conselho Consultivo do Parque Estadual do Rio Preto toma posse

O primeiro Conselho Consultivo do Parque Estadual do Rio Preto será empossado nessa sexta-feira (20/07), para o biênio 2007-2009. A solenidade está marcada para as 15h, no Centro de Visitantes do Parque, município de São Gonçalo do Rio Preto, no Vale do Jequitinhonha.

Serão empossados 16 conselheiros titulares e 16 suplentes, além do presidente do Conselho que, por determinação legal, é o gerente da Unidade de Conservação, Antônio Augusto Tonhão de Almeida.

Compõem o grupo, além do Instituto Estadual de Florestas (IEF), que administra o Parque Estadual do Rio Preto, representantes de prefeituras dos municípios situados na área de abrangência do Parque, bem como de órgãos e instituições estaduais, comunidade científica, organizações não-governamentais (ONGs), sindicatos e comunidades do entorno.

O Conselho Consultivo é um fórum de discussão compartilhada dos problemas e demandas socioambientais da unidade de conservação e seu entorno. "É também função do Conselho promover a integração do parque com a sociedade e contribuir com o desenvolvimento sustentável da comunidade local", complementa Antônio de Almeida.

De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), cada parque deve ter seu próprio órgão consultivo, presidido pelo órgão que administra a unidade - no caso, o IEF. O Conselho deve ser composto por representantes da sociedade e dos órgãos públicos federais, estaduais e municipais, com representação paritária entre o poder público e a sociedade civil.