Semad promove debates regionais sobre Zoneamento Ecológico Econômico

Para construir um diagnóstico com a definição de áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável de Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realiza, nos dias 17 e 19 de julho reuniões públicas nas regiões Norte, Noroeste e Jequitinhonha para apresentar o Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE). O estudo foi elaborado em convênio com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e irá orientar os investimentos do Governo e da Sociedade Civil nessas regiões.

O ZEE é uma ferramenta de consulta simples e objetiva, destinada a diferentes segmentos da sociedade, que oferece subsídios técnicos para a definição de áreas prioritárias para a elaboração de políticas públicas, de acordo com as diretrizes de planejamento estratégico do Governo de Minas. O ZEE também  empreendimentos estaduais na implantação de políticas setoriais e obras de infra-estrutura.

Nas reuniões da próxima semana, representantes da Semad e da UFLA irão apresentar informações para o mapeamento das vulnerabilidades dos meios físicos e bióticos, potencialidades sócio-econômicas e projeções de cenários. "Os dados reunidos permitiram um retrato ambiental, social e econômico de cada região", afirma a gestora ambiental da diretoria de Estudos, Projetos e Zoneamento Ambiental da Semad, Denise Mello. Ela explica que as reuniões realizadas nas diversas regiões do Estado são de extrema importância para que o diagnóstico seja validado pela sociedade e, para isso, são convidadas a participar as prefeituras, câmaras de vereadores, representantes do setor produtivo, universidades, órgãos do Estado com atuação nas regiões, entidades representativas da sociedade civil, assim como toda a comunidade.

"É o momento para as pessoas se manifestem, apresentando projetos que podem ser incluídos nos ZEE, ou mesmo discordando de algum dado apresentado", explica Denise Mello. "As experiências vivenciadas por profissionais e instituições locais são fundamentais para a elaboração desta importante ferramenta de gestão", completa.

O ZEE é construído a partir do cruzamento de dois estudos: de Potencialidade Social e de Vulnerabilidade Natural. Esses estudos avaliam aspectos físicos, como geologia, clima, hidrografia, cobertura vegetal, Unidades de Conservação, fauna, entre outros; e sócio-econômicos, como potencial produtivo, natural, humano e institucional. Os dados coletados possibilitam a construção de mais cinco estudos: Qualidade Ambiental, Áreas Prioritárias para Recuperação, Disponibilidade Atual de Água, Áreas Prioritárias para Conservação e Risco Ambiental. O cruzamento destas informações possibilita a produção de inúmeros mapas interpretativos do Estado. Cruzando, por exemplo o mapa que indica os dados de vulnerabilidade natural e o das potencialidades sociais, obtém-se o mapa de risco ambiental da região.

O projeto é desenvolvido desde 2005 e já estão concluídos os ZEE de seis regiões de Minas Gerais: Sul, Triângulo Mineiro, Alto São Francisco, Zona da Mata, Leste e região central. Após a conclusão dos ZEE de todas as regiões do Estado, os estudos serão encaminhados ao Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) para validação. Os mapas elaborados estão disponíveis no endereço www.meioambiente.mg.gov.br.

Programação das Próximas Reuniões

Data: 17 de Julho
Horário: 13h00 às 18h00
Local: Centro Regional de Referência do Professor - Rua do Areão, 333 - Bairro Rio Grande - Diamantina - MG