Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Minas mantém vigilância sobre incêndios florestais

PDFImprimirE-mail

A previsão de um período seco mais longo em 2007 mantém em alerta a Força-Tarefa Previncêndio, equipe de combate a incêndios florestais formada por diversos órgãos do Governo do Estado e coordenada pelo IEF. Segundo o Sistema de Meteorologia do Igam, não há previsão de chuvas para os próximos dias.

A coordenadora da Força-Tarefa Previncêndio, Cláudia Melo, destaca que a maior preocupação é com as regiões Norte, Noroeste e Jequitinhonha, naturalmente secas. Para agilizar o trabalho de combate aos incêndios, desde 2006, a Força-Tarefa opera em duas bases: Curvelo (sede da Força-Tarefa inaugurada em setembro de 2005) e na sub-base de Januária (no Norte).

Entre janeiro e junho deste ano, foram registrados 1280 focos de calor em todo o Estado. No mesmo período de 2006, foram registrados 748 focos. Cláudia Melo explica que os focos de calor não significam necessariamente um incêndio. "Os satélites identificam os pontos quentes e a confirmação do incêndio depende da verificação dos mapas de vegetação do Estado, das autorizações emitidas pelo IEF para queimas controladas e da checagem pelas equipes de terra", afirma.

Em 2007, já foram registrados 31 incêndios nas unidades de conservação estaduais, totalizando 558 hectares atingidos pelo fogo. Em 2006, aconteceram 83 incêndios florestais com 4.303 hectares atingidos. A unidade de conservação que mais sofreu com incêndios em 2007 foi o Parque Estadual do Biribiri, localizado no município de Diamantina, na região do Alto Jequitinhonha. "Em junho, foram registrados doze incêndios na unidade somando cerca de 185 hectares atingidos", afirma Cláudia Melo.

Cláudia Melo observa que, no momento, não há incêndios no Estado. "Na manhã dessa quinta (12/07) foi extinto o incêndio na Área de Proteção Ambiental Fernão Dias, no município de Monte Verde, no sul do Estado", afirma. "O fogo começou no sábado e a Força-Tarefa foi acionada na terça (10/07) quando duas aeronaves Air-Tractor foram enviadas para ajudar no trabalho", completa. As equipes permanecem no local para garantir que as chamas não retornem.

Combate a Incêndios
A Força-Tarefa Previncêndio está sediada em Curvelo, o centro geográfico do Estado, o que permite o deslocamento de equipes para atendimento às ocorrências em até duas horas. Minas Gerais é o Estado pioneiro em ações do gênero e a Força é a maior da América Latina. Além do IEF, participam o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, a Polícia Militar de Minas Gerais, a Polícia Civil do Estado de Minas Gerais e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

Na Base Operacional estão localizados os sistemas de identificação de focos de calor via satélite, a central de atendimento da linha 0800 2832323 para denúncias a alertas de incêndios, aeronaves e veículos. A base é equipada com quatro helicópteros (dois do IEF, um da Polícia Militar e um da Polícia Civil), seis aeronaves de combate a incêndios (Air Tractor) e duas para transporte de pessoal e equipamento.

Além do combate aos incêndios, o IEF executa durante todo o ano ações de prevenção, especialmente junto às comunidades que vivem no entorno das unidades de conservação, nas áreas de preservação permanente e de grande interesse ecológico. Técnicos do Instituto e do Corpo de Bombeiros Militar visitam os produtores rurais orientando sobre o uso correto do fogo na agricultura.

O treinamento de brigadistas também é parte importante do trabalho de prevenção aos incêndios. As brigadas voluntárias são as responsáveis pelo primeiro combate ao fogo e reúnem funcionários de unidades de conservação e moradores. Cerca de 2,5 mil brigadistas voluntários permanecem em alerta em todo o Estado. Até o final de 2007, 300 novos brigadistas serão treinados.

12/07/2007
Fonte: Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900