Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Governos de Minas e Bahia intensificam parceria ambiental

PDFImprimirE-mail

A preocupação com a conservação da Mata Atlântica está potencializando a parceria entre os Governos de Minas Gerais e Bahia na área ambiental. Representantes das Secretarias de Meio Ambiente de ambos os Estados estiveram reunidos nesta terça-feira (10/07), em Belo Horizonte, para discutir ações conjuntas.

O foco das preocupações é a região do Alto Cariri, localizada próxima ao município mineiro de Santa Maria do Salto e a Guaratinga, na Bahia. A região abriga um importante remanescente de Mata Atlântica com área estimada em cerca de 40 mil hectares onde vivem espécies em risco de extinção, como o Monocarvoeiro, maior primata das Américas.

Segundo a diretora de Áreas Protegidas do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Aline Tristão Bernardes, as medidas para conter o desmatamento na região são urgentes. "A agressão às matas provocarão a médio prazo, o assoreamento dos cursos d´água e erosão, o que irá comprometer a região", afirma.

Aline Tristão observa que a região possui uma grande área de matas e diversos fragmentos menores. "A proximidade entre os diversos pontos de mata facilita a recuperação dessas áreas e o restabelecimento da conexão entre elas", explica.

O diretor de Unidades de Conservação da Superintendência de Florestas, Unidades de Conservação e Biodiversidade da Bahia, José Augusto Tosato, observa que uma das opções para a conservação da região é a criação de um mosaico de unidades de conservação que envolva os governos Federal, mineiro e baiano.  "Uma das propostas é criar unidades nos dois Estados, unidades que estariam inseridas em uma Área de Proteção Ambiental federal", explica. "Além disso, há a chance de criação de unidades de conservação de diferentes categorias, como Reservas Particulares do Patrimônio Natural e Refúgios de Vida Silvestre, o que envolveria ainda mais as comunidades locais", completa.

Data: 10/07/2007
Fonte: Assessoria de Comunicação
Sistema Estadual de Meio Ambiente

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900