Centro de Referência facilita integração entre órgãos ambientais

O primeiro Centro de Referência em Gestão Ambiental Integrada do Norte de Minas - José Gonçalves Ulhôa, inaugurado hoje (5), irá abrigar a Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram) do Norte de Minas, o Escritório Regional do Instituto Estadual de Florestas (IEF), futuras instalações do Núcleo do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e a Organização Não Governamental (ONG) Pró Pequi.

O Centro de Referência foi construído pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), em parceria com a Prefeitura Municipal de Montes Claros. O nome do Centro - José Gonçalves Ulhôa - é uma homenagem póstuma ao escritor e ambientalista montesclarense responsável pela criação da Associação Protetora do Pequi.

A proximidade física das instalações e a ação integrada dos órgãos públicos ambientais do município e do Estado irão favorecer o cidadão na busca por informações e serviços, na formalização de denúncias de crimes ambientais e na participação em eventos, reuniões e convocações interinstitucionais.

Segundo a Superintendente Regional do Norte de Minas, Laís Fonseca dos Santos, esta é uma iniciativa pioneira em Minas Gerais. "Além da descentralização do Sisema, esse convênio concretiza a conscientização do Estado e município trabalhando para o mesmo fim", ressalta.

Outros órgãos ligados ao meio ambiente podem, futuramente, se instalar no local, como é o caso da Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA).

Centro de Referência em Gestão Ambiental Integrada (CRGAI)

O Centro de Referência em Gestão Ambiental Integrada do Norte de Minas foi idealizado no momento da criação das unidades descentralizadas, as Suprams. Inicialmente o Centro abrigaria os órgãos de meio ambiente do Estado, com a parceria das prefeituras, mas outras representações foram agregadas ao projeto, como é o caso de Montes Claros.

Até final de julho de 2007 está  prevista a inauguração de mais um Centro, na Zona da Mata, no município de Ubá, e outros cinco devem ser inaugurados até 2010. "O ideal é que se consiga implantar nove CRGAIs, o que corresponde ao número de Suprams", explica a superintendente de coordenação técnica da Semad, Simone Ribeiro Rolla.