Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Governo de Minas apresenta ações para revitalização do São Francisco

PDFImprimirE-mail

Em plenária realizada pelo Ministério de Meio Ambiente (MMA) nesta sexta-feira (15), na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Belo Horizonte, o responsável em Minas pelo Programa de Revitalização e Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (PRDSF), Aluízio Fantini Valério, apresentou as ações do governo de Minas para a revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

Desde 2003, o governo de Minas Gerais vem implantando uma série de medidas para a recuperação da bacia hidrográfica do rio São Francisco e suas subbacais. Garantir a sustentabilidade da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, através de ações prioritárias regionais e setoriais é o maior objetivo do projeto. Além disso, as atividades desenvolvidas visam aumentar a oferta de água em quantidade e qualidade; recuperar e preservar os ecosistemas naturais; conscientizar e promover a participação dos usuários no processo de revitalização; alcançar a sustetabilidade social, econômica, política, tecnológica e ambiental das atividades desenvolvidas; gerar emprego, ocupação e renda e melhorar a qualidade de vida dos usuários e o nível de consciência ambiental da sociedade.

 

Em Minas Gerais a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco abrange aproximadamente 249 mil quilômetros quadrados, 241 municípios e sete milhões de habitantes. No contexto global Minas participa, dentre outros indicadores, com cerca de 73,4% do volume total de água. Fantini ressaltou a importância da participação de Minas Gerais no processo de revitalização do Rio São Francisco. Segundo ele, Minas é o "braço de alavanca" política, sócio-econômica, cultural e ambiental da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco. "Somos a capital política da bacia", frisou.

 

Foram apresentados também os resultados obtidos no período 2003/2006, pelas instituições relacionadas ao Setor Público em Minas Gerais, com impactos positivos no processo de Revitalização Hidroambiental da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco. Segundo Fantini, cerca de 1,4 bilhão de reais já foram investidos entre 2003 e 2006 nas ações desenvolvidas pelos organismos do governo do estado, que têm forte impacto na revitalização e desenvolvimento sustentável da Bacia Hidrográfica em Minas Gerais.

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900