Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Sisema apresenta projetos estruradores a Ongs

PDFImprimirE-mail

Os dirigentes do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) apresentaram, nesta terça-feira (12/06), os quatro Projetos Estruturadores do Governo do Estado ligados à melhoria na qualidade ambiental de Minas às organizações não governamentais. A exposição aconteceu durante reunião extraordinária do Fórum Mineiro de Ongs Ambientais, que inaugurou o auditório "Hugo Werneck", no Centro Mineiro de Resíduos Sólidos (CMRR).

Os Projetos Estruturadores são um conjunto de medidas e ações planejadas pelo Governo para a melhoria de diversos aspectos do Estado. No total, são 50 projetos estabelecidos em diferentes áreas. No caso do meio ambiente são estabelecidos quatro: ‘Consolidação da Gestão das Bacias Hidrográficas', ‘Revitalização do Rio das Velhas - Meta 2010', ‘Gestão de Resíduos Sólidos' e ‘Conservação do Cerrado e Recuperação da Mata Atlântica'.

A diretora de Gestão de Recursos Hídricos do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Luísa de Marillac Moreira Camargos, detalhou o projeto de consolidação da gestão das bacias hidrográficas. Somando ao projeto ‘Revitalização do Rio das Velhas - Meta 2010' e a outros desenvolvidos por diferentes órgãos do Governo, demonstram a preocupação de Minas com a questão hídrica.

O presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), José Cláudio Junqueira, listou as ações previstas na gestão de resíduos sólidos. Ele destacou a inauguração do CMRR como o cumprimento de uma das metas previstas no projeto. "O Centro é um pólo de apoio à implantação de políticas de destinação correta de resíduos que só serão eficazes com a participação efetiva das prefeituras", afirmou.

O diretor geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Humberto Candeias Cavalcanti, apresentou as ações previstas para a conservação do cerrado e preservação da mata atlântica. Destacou as inovações tecnológicas que vêm ajudando à fiscalização dos desmatamentos ilegais. "As imagens de satélite permitem a averiguação no local dos desmates possibilitando uma ação preventiva mais eficaz", disse.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, ressaltou que os projetos são um compromisso assumido pelo Governo do Estado com metas e prazos estabelecidos. "O Governo está demonstrando suas propostas à sociedade", ressaltou.

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) disponibilizará, na internet, informações detalhadas sobre os projetos, suas metas e o andamento das atividades. Ele observou que o trabalho envolve todas as áreas do Governo do Estado e terá transparência total de seus resultados.

Data: 12/06/2007
Fonte: Sala de Imprensa
Centro Mineiro de Referência em Resíduos 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900