Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

CGFAI fiscaliza extração de quartzito no Sul do Estado

PDFImprimirE-mail

Problemas com autorização para uso de água e intervenções em vegetação são as principais faltas cometidas pelas mineradoras fiscalizadas neste terceiro dia da Operação Sul de Minas II, do Comitê Gestor de Ficalização Ambiental Integrada (CGFAI). A ação é executada pelos órgãos de meio ambiente do  Estado, Polícia Militar, Polícia Civil e Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

 Até o momento, foram suspensas as atividades de uma empresa que funcionava sem licença mbiental na extração de argila e fabricação de tijolos.  Já foram fiscalizados cerca de 30 empreendimentos e as irregularidades serão autuadas conforme a legislação.

 As cinco equipes técnicas atuam nas cidades de Capitólio, Guapé, São João Batista do Glória, São José da Barra, Alpinópolis e Passos. Nas rodovias  do entorno da área de atuação da operação também existem equipes da PM com  ações voltadas para fiscalização ambiental. Foram apreendidos por estas patrulhas 154 metros cúbicos de lenha. Outro grupamento da polícia realiza o patrulhamento aquático no lago de Furnas.

 O foco desta operação é principalmente empreendimentos de extração de  quartzito. O objetivo é incentivar a regularização ambiental, com vistas à melhora da  qualidade ambiental na região. A coordenadora técnica da operação, Marília  Melo, explica que "as operações irão acontecer em todo o Estado,  buscando-se a compatibilização das atividades fiscalizadas com a preservação do meio  ambiente". Esta já é a segunda ação do CGFAI em 2007.

31/05/2007
Assessoria de Comunicação
Sistema Estadual de Meio Ambiente

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900