Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Expedição registra aspectos ambientais e histórias do rio Paraúna

PDFImprimirE-mail

Durante nove dias, um grupo de 20 pessoas, entre técnicos, pesquisadores e ambientalistas, participará de uma expedição pelo rio Paraúna, o afluente do rio das Velhas que apresenta um dos melhores índices de qualidade de água. A viagem exploratória terá início no dia 21 de maio e seguirá os 91,96 quilômetros de extensão do rio. O objetivo é registrar a realidade ambiental da região e as experiências socioculturais e econômicas das comunidades ribeirinhas.

A expedição começará às 8h do dia 21, e sairá do primeiro trecho navegável do rio Paraúna, em Costa Sena, distrito de Conceição do Mato Dentro. No dia 26, a equipe chegará ao encontro do rio Paraúna com o rio das Velhas, no município de Santo Hipólito. No dia 27, os participantes se dirigem à Serra do Veado, no município de Presidente Kubitscheck, para explorar a área das nascentes do rio. A exploração termina no dia 30, no distrito de Costa Sena. 

Para explorar os 4.497 km² da bacia do rio Paraúna, o grupo se dividirá em duas equipes. Uma percorrerá o rio utilizando barcos e caiaques e a outra irá por terra, utilizando veículos automotores. A equipe que descerá o rio será responsável pelo levantamento da qualidade da água, das degradações ambientais, dos biomas, das formações geológicas, dos principais afluentes, além de registros fotográficos. A equipe que descerá por terra fará o levantamento socioambiental, cultural e econômico das comunidades locais, por meio de reuniões e entrevistas.

Os dados coletados serão analisados e utilizados na construção do Plano Diretor da Bacia Hidrográfica do Rio Paraúna, que será posteriormente elaborado. “Conhecer a bacia em sua complexidade é fundamental para elaborar propostas que antecipem conflitos, minimizem impactos ambientais e resultem em melhoria da qualidade de vida das comunidades locais”, explica Alex Mendes, coordenador do Sub-Comitê do Rio Paraúna, órgão responsável pela organização da expedição. O evento também conta com o apoio do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema).


Data: 15/05/07
Fonte: Ascom Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900