Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Cactos “Cabeça de Frade” são apreendidos no Médio Jequitinhonha

PDFImprimirE-mail

dsc00472A primeira apreensão da Operação do Comitê Gestor de Fiscalização Ambiental Integrada (CGFAI) Médio Jequinhonha foram 22 cactos “Cabeça de Frade”, cujo nome cientifico é Melocactus Bahiensis.  Esta espécie está ameaçada de extinção. As plantas foram apreendidas na rodovia federal BR-116, que dá acesso a cidade de Itaobim, pelo gerente de fiscalização da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Gilberto Soares e o técnico do Instituto Estadual de Florestas (IEF) Roger Spolito.

Os cactos serão reinseridos no seu habitat natural pela equipe da operação, em uma pedreira que já possua, junto ao Ministério Público, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

O Cabeça de Frade é endêmico da região e o seu crescimento é lento, a partir de semente. Eles são plantas globulares geralmente solitárias e quando maduras o corpo para de crescer formando uma coroa, de onde saem flores e frutos. Estes cactos encontraram as condições perfeitas de clima e temperatura no Médio Jequitinhonha. 

Operação Médio Jequitinhonha

As fiscalizações começaram no início da tarde de ontem (16) e têm o foco na extração de granito. A Operação foi organizada pelo CGFAI e conta com a participação da Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM), Instituto Estadaul de Florestas (IEF), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Polícia Civil (PCMG) e Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900