Documentário Águas do Espinhaço abre espaço para discussões sobre preservação ambiental

A preocupação com o meio ambiente tem sido o centro das atenções nos últimos tempos, principalmente com a divulgação dos dados alarmantes sobre o aquecimento global e a possibilidade de escassez de água potável. Em meio a este cenário de discussões o Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) vem fomentando oportunidades para divulgação de alertas.

{mosimage}{mosimage}{mosimage}Na última terça-feira (27), o Sisema realizou, em parceria com a Fundação France Libertès e com apoio do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço (RBSE), Organização Não-Governamental (ONG) Sociedade Amigos do Tabuleiro e Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), a exibição do documentário “Águas do Espinhaço - Riquezas da RBSE”, uma produção da Fundação France Libertès (FFL).

O evento contou com as presenças da presidente da FFL, Madame Danielle Miterrand, do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, além de diversas autoridades e convidados.

O filme é um alerta para a degradação ambiental sofrida na serra do Espinhaço, por meio de diversas ações. Após a exibição foi aberto um espaço para discussão dos temas abordados pelo filme.

Madame Miterrand ponderou sobre a necessidade da preservação e comparou a degradação feita pela mineração a feridas na terra. O secretário, José Carlos Carvalho, chamou atenção para a necessidade mudança de paradigmas, “fator crucial para a sobrevivência neste terceiro milênio”. José Carlos destacou o desafio mineiro quanto à preservação, haja vista sua geografia e tradição no setor minerário. “Contudo a questão é mais ampla, num mundo globalizado não se pode pensar em preservação sem se pensar em mudanças nas políticas de ordem mundial”, ressaltou o secretário.

Para finalizar as discussões, Danielle Miterrand resumiu os propósitos da luta pelo meio ambiente. “O que buscamos é tentar criar a sociedade do bom senso”, afirma a presidente da FFL.