Copam licencia empreendimento da Serra do Cabral

O Conselho Regional de Política Ambiental do Norte de Minas (Copam Norte de Minas) aprovou, na reunião realizada no dia 20 de março, no município de Pirapora (MG), o maior empreendimento destinado à atividade de silvicultura da região já licenciado pelo Copam Regional.

O empreendimento licenciado, Serra do Cabral Agro-Indústria SA, encontra-se instalado em uma área de cerca de 27.700 hectares de plantio de pinus e eucalipto, dentro da Fazenda Serra do Cabral. Ele tem cerca de 80.500 hectares e abrange os municípios de Várzea da Palma, Francisco Dumont, Augusto de Lima e Lassance. A Fazenda, que desenvolve as atividades de silvicultura e de produção de carvão vegetal de floresta plantada de pinus e eucaliptos, ainda tem importância ecológica. Possui diversas veredas, espécies endêmicas e raras da fauna e flora, além de nascentes dos principais cursos d’água da região. Nela, situa-se ainda a Área de Preservação Ambiental Municipal (APA) de Lassance.

Segundo o analista ambiental da Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Norte de Minas (Supram Norte), Adelton Nunes Nascimento, “o empreendimento da Serra do Cabral é positivo para a região, porque atenua o impacto sobre a flora nativa, principalmente no local onde a demanda por carvão vegetal e madeira é grande”.

Outro aspecto importante do empreendimento, de acordo com Marco Alexandre Souza Silva, um dos responsáveis técnicos pela análise do processo de licenciamento da Supram Norte, é a geração de empregos diretos e indiretos na região, através dos produtos e subprodutos da silvicultura.“O empreendimento da Serra do Cabral proporciona a criação de mais de mil empregos na região, geração de divisas de exportação, e, ao mesmo tempo, contribui ativamente para a preservação de uma preciosa área ambiental em Minas”, finaliza o técnico.