Prêmio Boas Práticas Ambientais 2018

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Sisema, considerando a necessidade da promoção, do incentivo e do reconhecimento das boas práticas ambientais realizadas pelas pessoas físicas e jurídicas no Estado de Minas Gerais, criou o Prêmio de Boas Práticas Ambientais.

O Prêmio visa reconhecer, incentivar e divulgar as boas práticas, ações e projetos de conservação, preservação e recuperação do meio ambiente e dos recursos hídricos no Estado de Minas Gerais, e será realizado anualmente, sendo que sua temática será alterada a cada edição.

As práticas, ações e projetos são avaliados por uma Comissão Julgadora composta por servidores dos órgãos ambientais do Estado de Minas Gerais e possíveis convidados, tais como profissionais renomados e representantes de entidades que atuam na área da temática do Prêmio.

Clique aqui para acessar a Resolução Conjunta SEMAD/FEAM/IEF/IGAM nº 2.608, de 07 de março de 2018, que institui o Prêmio de Boas Práticas Ambientais, cria o Comitê Executivo Permanente e a Comissão Julgadora do Prêmio e dá outras providências.

II PRÊMIO DE BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS “ÁGUAS GERAIS” EDIÇÃO 2018

O II Prêmio de Boas Práticas Ambientais “Águas Gerais” é uma iniciativa do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Sisema que visa reconhecer, incentivar e divulgar boas práticas ou projetos de conservação, uso racional e combate ao desperdício dos recursos hídricos no Estado de Minas Gerais, conforme critérios estabelecidos em regulamento.

São elegíveis para participar do II Prêmio de Boas Práticas Ambientais “Águas Gerais” as pessoas físicas ou jurídicas que possuam práticas ou projetos de autoria própria, em execução ou executados, no Estado de Minas Gerais, que possuam regularização ambiental, nos casos aplicáveis, e que atendam aos demais critérios do regulamento (disponibilizado a seguir).

INFORMAÇÕES GERAIS

- Regulamento

Clique aqui para acessar o Regulamento oficial na sua íntegra.

- Inscrições

Para se inscrever no II Prêmio de Boas Práticas Ambientais “Águas Gerais”, o participante deverá ter ciência das condições previstas no regulamento do prêmio, e preencher e encaminhar o Formulário de Inscrição para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

O período de inscrição inicia em 13 de março e termina em 13 de maio de 2018.

As inscrições são gratuitas e automaticamente implicam na plena aceitação de todas as disposições previstas no regulamento.

Clique aqui acessar o Formulário de Inscrição.

- Categorias

Os participantes deverão inscrever suas práticas e projetos segundo uma das seguintes categorias:

• Melhor Prática ou Projeto de Cidadão ou Grupo de Cidadãos – pessoa física
• Melhor Prática ou Projeto da Sociedade Civil Organizada – pessoa jurídica
• Melhor Prática ou Projeto de Órgão Público municipal, estadual ou federal – pessoa jurídica
• Melhor Prática ou Projeto de Instituições Privadas – pessoa jurídica

- Premiação

Todos os participantes vencedores de cada categoria serão contemplados igualmente com um certificado ou uma placa de reconhecimento, por classificação, como boa prática ou projeto de conservação, uso racional e combate ao desperdício dos recursos hídricos no Estado de Minas Gerais.

Para ouvir mais informações, clique aqui

Cerimônia de Premiação

A Cerimônia de Premiação será realizada no dia 28 de junho de 2018, a partir das 08:30h, no Museu Mineiro, localizado na Avenida João Pinheiro nº 342, Centro, Belo Horizonte/MG. Ela faz parte da programação do evento “Encontro Água em Nossas Vidas”, de caráter técnico, educativo e cultural que tem o objetivo de envolver diferentes públicos nos diálogos sobre os desafios, os avanços e as alternativas para o uso da água de maneira eficiente e sustentável. Para mais informações sobre o evento e inscrições, clique aqui.

Projetos finalistas - clique aqui