Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Sociedade e Governo no combate ao aquecimento global

PDFImprimirE-mail

Cientistas do Fórum Mineiro de Mudanças Climáticas e o secretário de Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, destacaram que a manutenção de um ambiente sustentável só será possível através de mudanças de atitudes, tanto em nível de governo quanto no individual. "O século XXI será um período de mudança de paradigmas. Isso significa produção mais limpa, reciclagem e consumo consciente", explica José Carlos Carvalho.

No encontro promovido pelo Governo de Minas para discutir o aquecimento global, o secretário fez questão de ressaltar que um dos papeis do Fórum Mineiro de Mudanças Climáticas é envolver a população no debate. “Não se faz mudança sem engajamento da sociedade”, disse. Segundo ele, é fundamental que a sociedade tenha uma percepção clara das mudanças que estão ocorrendo e o governo quer levar a sociedade mineira a uma ampla discussão do tema.
 

Políticas públicas

Mapear vulnerabilidades e traçar estratégias de desenvolvimento sustentável. Essa é, segundo o secretário de Meio Ambiente, outra prioridade do Governo de Minas. "Há uma articulação com a comissão interministerial para fazer um inventário de emissões do Estado. O governador já indicou para os próximos anos um esforço na redução do desmatamento e apoio ao reflorestamento. Isso tem relação direta com a diminuição de gás carbônico na atmosfera", completa.

Outro ponto destacado foi o sistema de compras sustentáveis, já iniciado pela administração pública. Segundo esse sistema, todas as compras das entidades do governo serão fundamentadas na qualidade ambiental dos produtos consumidos. "Vamos usar a infra-estrutura do governo para popularizar o entendimento sobre as mudanças do clima. Desse modo, a sociedade será capaz de ter uma percepção clara do que isso representa hoje e do que pode representar no futuro", declara José Carlos.

Ascom Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900