Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Sisema lança sistema de carona corporativa

PDFImprimirE-mail

 No dia em que se comemora o Dia Nacional do Trânsito (25/09), o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) lança o projeto MelhorAr MG, uma iniciativa pioneira no Pais que incentiva a carona corporativa. Os objetivos são reduzir o grande número de carros nas ruas que causam o congestionamento do trânsito e diminuir a emissão de CO2 gerado pelo deslocamento dos servidores públicos do Estado de Minas Gerais. O lançamento do projeto será às 10h, no auditório Sisema – rua Espírito Santo, 495, 4º andar, Centro.

O Projeto Melhorar MG é desenvolvido pelo Sisema, em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e o Projeto Ambientação, e trata-se de um sistema de gerenciamento de caronas. Os servidores interessados em participar do projeto devem se registrar no site http://melhorarmg.meioambiente.mg.gov.br, e informar os caminhos utilizados na ida e volta do trabalho e a agenda semanal. Depois, o servidor deve selecionar o link ‘dar carona’ ou ‘pedir carona’ para encontrar outros usuários do sistema com o mesmo perfil de deslocamento.

O subsecretário de Inovação e Logística do Sisema, Thiago Grego, explica que, inicialmente, a Instituição vai trabalhar com um grupo teste composto por 30 servidores. “Nesse período vamos avaliar o sistema e propor todas as adequações necessárias para melhor atender aos participantes”, informa. Thiago Grego destaca que o MelhorAr MG é um esforço do Governo para tornar a mobilidade em Belo Horizonte mais sustentável e deve ser ampliado para outras secretarias. “Além de minimizar os impactos ambientais, a implementação do MelhorAr contribuirá para uma maior integração entre os servidores, estreitando seus laços interpessoais”, complementa.

O diretor da Agência Believe Sustainability, Lincoln Paiva, responsável pelo desenvolvimento do Projeto, informa que além do gerenciamento da carona, o projeto MelhorAr permite conhecer, em números, os benefícios ambientais dessa iniciativa. “O sistema possibilita o cálculo do CO2 emitido pelo servidor individualmente e conhecer a redução desse indicador após a adesão ao projeto”, afirma.

Lincoln Paiva informa, ainda, que o setor de transportes é responsável por quase 13% das emissões mundiais de Gases de Efeito Estufa (GEE), citando dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas. “Segundo o Ministério de Meio Ambiente, o Brasil emite cerca de1 bilhão de toneladas ano de CO2. Só o setor de transportes é responsável por 94 milhões de toneladas de CO2 por ano, 39% deste volume vêm dos veículos leves”, acrescenta.
A experiência do Projeto MelhorAr MG poderá ser adotada por outras instituições públicas ou privadas. Informações sobre o projeto e seus benefícios, além do inventário de CO2 e dicas sustentáveis estão disponíveis no site www.projetomelhorar.com.br ou pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .


Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades