Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Semad é homenageada por fomentar práticas sustentáveis no agronegócio

PDFImprimirE-mail

 

Fotos: Semad/divulgação

canacampo dentro 

Secretário Germano Vieira recebeu o troféu de homenagem das mãos do presidente da Canacampo

 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) foi reconhecida na Megacana Tech Show, em Campo Florido, no Triângulo Mineiro, evento em que o secretário Germano Vieira recebeu o troféu de homenagem por contribuir com o agronegócio. A homenagem foi entregue pelo presidente da Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Campo Florido (Canacampo), Marcos Brunozzi. O evento, que teve a presença do governador Romeu Zema, é promovido pela Canacampo e pela Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig).

 

Durante o evento, o governador enalteceu a capacidade produtiva do Triângulo Mineiro, especialmente na produção de cana-de-açúcar, e afirmou que a desburocratização poderá contribuir ainda mais para o desenvolvimento do setor. A feira está entre as maiores do país voltadas para o setor sucroenergético e reúne usinas, produtores rurais, fornecedores e empresários do ramo.

 

Em sua fala de agradecimento pela homenagem, o secretário Germano Vieira chamou a atenção para as mudanças climáticas e destacou a necessidade de se fomentar alternativas de geração de energia cada vez mais limpas. Também disse que o Brasil pode ter uma grande potencialidade nesse setor. “Minas Gerais é um dos únicos Estados que possui um Plano Estadual de Mudanças Climáticas. Ele foi feito em parceria com a Agência Francesa de Desenvolvimento, com o governo francês, e uma das diretrizes, um dos cadernos do plano é justamente um investimento público e privado na geração de energia limpa”. Sobre o futuro da energia no estado, o secretário disse que as fontes fotovoltaica, eólica e biomassa são hoje uma tendência forte de um desenvolvimento seguro e moderno e ambientalmente sustentável que o Governo de Minas fortemente fomentará nesses próximos 4 anos.

 

Como exemplo, ele destacou que o estado já trabalha para revistar a regularização ambiental que trata de fontes fotovoltaicas. “A regra hoje as trata da mesma forma que outros tipos de geração. Então, se são limpas e se têm um impacto ambiental positivo merecem, por essa razão, serem tratadas de uma forma diferente. Na próxima reunião do Conselho Estadual de Meio Ambiente, uma nova norma será discutida para ser dar uma racionalidade na classificação desse tipo de empreendimento enquanto porte, que acarretará numa simplificação significativa para aqueles que querem investir em solar”, adiantou Germano. Ele afirmou ainda que Minas Gerais tem um grande potencial para ser o Estado com a maior geração de energia solar do país e um dos maiores da América Latina.

 

CANACAMPO DENTRO 2

O evento contou com a presença do governador Romeu Zema e da secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini
 

O evento em Campo Florido contou com a presença da secretária de Agricultura Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, entre outras autoridades. O governador enalteceu a capacidade produtiva do Triângulo Mineiro, especialmente na produção de cana-de-açúcar, e afirmou que a desburocratização poderá contribuir ainda mais para o desenvolvimento do setor. Antes da cerimônia, Romeu Zema se reuniu com prefeitos para ouvir as demandas da região. Na tarde desta quinta-feira, o governador Romeu Zema cumpriu agenda em Ituiutaba, também no Triângulo Mineiro, onde se encontrou com empresários e prefeitos da região.

 

Valquiria Lopes

Ascom/Sisema

 

 

 

 

 

 

 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades