Blitz educativa orienta motoristas sobre os cuidados com a fauna silvestre

Foto: Divulgação IEF

BLITZ DENTRO

Animais silvestres apreendidos serão enviados aos Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) para triagem e atendimento

Como parte das ações do Plano Anual de Fiscalização (PAF) 2019, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) promove nos dias 26 e 27 de junho blitze educativas nos municípios que integram a Área de Proteção Ambiental (APA) Alto do Mucuri. Na oportunidade, fiscais da Semad, acompanhados da Polícia Militar Ambiental e do Instituto Estadual de Florestas (IEF), irão orientar os motoristas sobre temas relacionados à fauna silvestre, como caça, cativeiro irregular e legislação ambiental.

As ações organizadas pelo Núcleo Regional de Fiscalização Nordeste (Nufis NE) serão realizadas nos municípios de Itaipé, Caraí, Poté e Malacacheta. Na manhã desta quarta-feira, 26 de junho, as equipes irão atuar próximo à área urbana de Itaipé. Durante a tarde, a operação segue para os municípios de Caraí e Catuji. Na quinta-feira, 27 de junho, a blitz será realizada em Poté pela manhã e em Malacacheta, durante a tarde.

De acordo com o Diretor Regional de Fiscalização Ambiental do Leste Mineiro, Daniel Colen, responsável pela coordenação das blitze, a operação terá cunho educacional/orientativo. No entanto, aqueles indivíduos que estiverem transportando animais da fauna silvestre sem a devida autorização serão penalizados, conforme prevê o Decreto Estadual 47.383/2018.

“A Educação Ambiental é fundamental para as discussões acerca da conservação da biodiversidade. Essa modalidade de fiscalização preventiva visa demonstrar à comunidade residente na área de abrangência da APA Alto do Mucuri a importância ecológica da fauna silvestre, sobretudo nesta que é uma das regiões com maior cobertura vegetal nativa do bioma Mata Atlântica no Estado de Minas Gerais. Além disso, a ação orientará aqueles que desejam criar animais da fauna silvestre nativa, a fazer de forma lícita, dentro dos preceitos legais”, afirmou Daniel.

Além do Nufis NE, participaram do planejamento e realização da operação o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a 15ª Companhia de Meio Ambiente da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

Edwaldo Cabidelli