Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Primeira edição do ‘Diálogos com o Sisema’ itinerante vai a Divinópolis

PDFImprimirE-mail

 

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) abre sua temporada 2019 de encontros com a sociedade para tratar da política ambiental mineira. Será realizada em 13 de junho a primeira edição do ano do programa “Diálogos com o Sisema”, desta vez inovando com a abertura do debate ao público do interior. A reunião aberta ao público será em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas.

 

O tema desta edição serão as “Diretrizes da educação ambiental a serem cumpridas no licenciamento ambiental”. São esperados empreendedores, consultores ambientais, representantes de comunidades, dirigentes de escolas e profissionais de educação ambiental.


A atividade será realizada no auditório da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) (rua Paraná, 3001, Bairro Belvedere), a partir das 9h. Não é necessário fazer inscrição.
 
O evento vai apresentar, esclarecer e discutir as regras que devem ser cumpridas pelos empreendedores para elaboração e execução dos Programas de Educação Ambiental (PEA), nos processos de licenciamento ambiental. O procedimento foi estabelecido em Minas Gerais pela Deliberação Normativa nº 214 do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), que estabelece as regras para o licenciamento ambiental no Estado. 
 
No pedido das licenças ambientais do empreendimento (prévia, de instalação e de operação) deve ser entregue um projeto executivo dos PEAs, que deve ter sido elaborado com técnicas participativas, ouvindo as comunidades afetadas.
 
O Programa “Diálogos com o SISEMA” foi criado em 2017, e consiste na realização de reuniões periódicas, abertas ao público em geral, para apresentação e discussão de temas ambientais de interesse comum. As reuniões são realizadas mensalmente e esta será a 8ª edição. Em 2018, os temas abordados foram:

 

- As inovações do Sistema de Informações Geográficas do SISEMA para a gestão ambiental territorial e sua interface com as novas regras do Licenciamento Ambiental - Plataforma IDE – Sisema;
- Medidas de enfrentamento da escassez hídrica em Minas Gerais;
- Gestão Compartilhada de Unidades de Conservação: desafios e oportunidades;
- As Mudanças Climáticas e Seus Impactos na Sociedade Mineira;
- O Desafio da gestão dos resíduos sólidos urbanos e a nova oportunidade de melhoria disponibilizada pela Fundação Estadual do Meio Ambiente por meio de Parceria;
- Municipalização: uma estratégia para a gestão ambiental;
- Desafios e Oportunidades para a Gestão da Fauna Doméstica no País.


SERVIÇO:
 
Diálogos com o Sisema


Tema: Diretrizes da Educação Ambiental a serem cumpridas no licenciamento ambiental


Local: Auditório da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG)


Rua Paraná, 3001, bairro Belvedere, Divinópolis, MG


Data: 13 de junho de 2019


Horário: 9h

Emerson Gomes
Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades