Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Sisema promove ações de educação ambiental na Zona da Mata

PDFImprimirE-mail

São Sebastião da Vargem Alegre, na Zona da Mata, sediará a 26ª edição do Fórum Regional de Educação Ambiental (ForEA), evento que reúne 14 municípios da região em busca de soluções para demandas ambientais. O tema de 2018 será a interatividade entre a Serra do Brigadeiro e a Bacia Hidrográfica do Rio Muriaé, com destaque para discussões sobre a Mata Atlântica, bioma predominante naquela área de Minas Gerais. O evento é uma iniciativa do Governo de Minas, realizado pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).

 

O ForEA será realizado no período de 14 a 15 de julho na Escola Municipal Coronel João Vieira, em São Sebastião da Vargem Alegre. São esperados representantes dos municípios de Antônio Prado de Minas, Barão de Monte Alto, Eugenópolis, Laranjal, Miraí, Muriaé, Miradouro, Palma, Patrocínio do Muriaé, Rosário da Limeira, São Francisco do Glória, Santana de Cataguases, São Sebastião da Vargem Alegre e Vieiras.

 

A programação inclui palestras sobre coleta seletiva, vantagens e desvantagens da produção do café orgânico e adequação ambiental para aumento da oferta de água em propriedades rurais. As práticas adequadas para conservação de recursos hídricos também serão tema de oficinas, assim como arte com materiais recicláveis, jardinagem e separação de lixo urbano e rural. Veja a programação completa no link ao final do texto.

 

Na quinta, 14 de junho, será realizado dentro do evento o Encontro de Gestores Municipais da Zona da Mata. Também será realizada a exposição “Saberes da Mata Atlântica” que busca o diálogo entre os cientistas e a sociedade, popularizando o conhecimento científico. A ação será direcionada aos alunos do ensino médio, procurando a sabedoria popular e buscando soluções conjuntas para os desafios socioambientais.

 

O coordenador do evento e analista ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Renato Gomes, explica que o ForEA é um evento aberto, que se renova a cada edição. “Todos os anos, as ações são acordadas com as coordenações locais para montar a logística das edições do ano subsequente”, explica.

 

“Após o evento, a Coordenação Local e a Regional elaboram um Documento Final elencando as ações priorizadas pelos municípios para implementação pelas instituições envolvidas no Pós ForEA”, afirma Renato Gomes. Os temas são escolhidos pelo município sede com a Coordenação Regional da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Zona da Mata da Semad, que tem ainda a participação do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

 

XXVI Fórum Regional de Educação Ambiental

Onde: São Sebastião da Vargem Alegre - Escola Municipal Coronel João Vieira

Quando: 14 e 15 de julho de 2018

Clique aqui para conhecer a programação

 

Emerson Gomes

Ascom/Sisema


 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades