Semad participa da 4ª edição do Security Leaders Belo Horizonte

Fotos:Security Leaders/Divulgação

evento segurança ti7

O diretor Marcelo Veloso representou o setor governamental na 4ª edição do Security Leaders

O diretor de Infraestrutura e Suporte em Tecnologia da Informação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marcelo Veloso, representou o segmento governamental na 4ª edição do Security Leaders Belo Horizonte. O evento, realizado no Hilton Garden Inn Belo Horizonte, na última terça-feira, 24 de abril, é o maior desse tipo sobre segurança cibernética realizado no Brasil.

A programação se estende para mais oito cidades do Brasil, já tendo sido realizado em Brasília, no dia 22, e com previsão para acontecer nos estados do Rio de Janeiro, Porto Alegre, São Paulo e Curitiba respectivamente nos dias, 29 de maio, 12 de junho, 29 e 30 de agosto e 27 de setembro.

Marcelo fez parte do painel "Chief Officer do quê?", em que debateu temas como “O novo perfil do gestor de Segurança da Informação devido às mudanças ocorridas nos últimos anos; as novas atribuições e as expectativas da profissão para o futuro, entre outros. O debate envolveu os gestores de segurança da informação da Ricardo Eletro, VLI e 4Tech.

De acordo com Veloso, que representou o setor Governo no debate, os desafios para os gestores de segurança da informação na administração pública são, na maioria das vezes, bem maiores daqueles enfrentados no setor privado. Segundo ele, as restrições de orçamento e equipe, são algumas das dificuldades enfrentadas para impedir as ameaças cada vez mais crescentes à segurança da informação dentro das organizações. “Isso exige uma postura diferenciada, uma visão holística e uma capacidade de dialogar e envolver diferentes atores para alcançarmos os objetivos”, disse.

O evento também teve outros painéis como "Segurança como serviço" e "A nova era de ciberataques", todos mediados pela jornalista Graça Sermoud, diretora editorial das Revistas Security Report e Decision Report. Houve ainda apresentação de diversas tendências e soluções para o controle de crimes cibernéticos e desafios enfrentados pelas organizações.

Wilma Gomes