Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Governo de Minas lança 2ª edição do Prêmio Boas Práticas Ambientais

PDFImprimirE-mail

Minas Gerais é conhecido por suas estâncias hidrominerais que possuem propriedades medicinais e terapêuticas. Mais que famosas, as águas de Minas são um recurso natural indispensável para o equilíbrio ambiental do Estado e do país. Atento à conservação desse recurso natural, o Governo de Minas quer premiar práticas que prezem por essas águas. E, por meio do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), lançou nesta terça-feira, 13 de março, a 2ª edição do Prêmio Boas Práticas Ambientais, com o tema “Águas Gerais”.   

O intuito da premiação é reconhecer, incentivar e divulgar as boas práticas, ações e projetos de conservação, preservação e recuperação do meio ambiente e dos recursos hídricos no Estado de Minas Gerais. As inscrições já estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas até o dia 13 de maio.

Os inscritos serão avaliados por uma comissão julgadora composta por servidores dos órgãos ambientais do Estado de Minas Gerais e convidados, como profissionais e representantes de entidades que atuam na área da temática do Prêmio. “O principal mérito do prêmio é valorizar as pessoas que trabalham em prol do meio ambiente, além da divulgar boas ideias, para que outras pessoas possam adotá-las como exemplo”, afirma o assessor de Educação Ambiental e Relações Institucionais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), André Ruas.

O assessor explica que a ideia da premiação surgiu em 2017 e, devido ao sucesso da primeira edição, a condecoração foi instituída oficialmente neste ano pelo Sisema, por meio da Resolução Conjunta Semad/Feam/IEF/Igam nº 2.608, de 7 de março de 2018. “O Prêmio Boas Práticas Ambientais agora é um programa de governo, que fará parte do calendário anual do Governo de Minas e a cada edição terá um tema diferente”, afirma.

Podem se inscrever para participar pessoas físicas ou jurídicas que possuam práticas ou projetos de autoria própria, em execução ou executados, no Estado de Minas Gerais, que possuam regularização ambiental, nos casos aplicáveis. As propostas devem também atender aos demais critérios do regulamento. Não há limite de quantidade de práticas ou projetos a serem inscritos por um mesmo participante, desde que estes sejam diferentes.   

Quatro categorias serão premiadas: melhor prática ou projeto de cidadão ou grupo de cidadãos – pessoa física; melhor prática ou projeto da sociedade civil organizada - pessoa jurídica; melhor prática ou projeto de órgão público municipal, estadual ou federal – pessoa jurídica; melhor prática ou projeto de instituições privadas – pessoa jurídica.

Serão premiados, por ordem de classificação, as três melhores práticas ou projetos de cada categoria. Os vencedores de cada categoria serão contemplados com um certificado ou uma placa de reconhecimento. A cerimônia de premiação será realizada em Belo Horizonte, em junho deste ano.

Inscrições

Para se inscrever no II Prêmio de Boas Práticas Ambientais “Águas Gerais”, o participante deverá preencher e encaminhar o formulário de inscrição para o e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Clique aqui para acessar o formulário de inscrição.

Clique aqui para acessar o regulamento do Prêmio.

Clique aqui para acessar a Resolução Conjunta Semad/Feam/IEF/Igam nº 2.608, de 7 de março de 2018, que institui o Prêmio de Boas Práticas Ambientais, cria o Comitê Executivo Permanente e a Comissão Julgadora do Prêmio, e dá outras providências.

Janice Drumond
Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900