Nova iluminação de grutas da Rota Lund estreia com anúncio de investimentos

As grutas da Lapinha, Maquiné e Rei do Mato, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, estão com nova iluminação. O projeto no valor de R$ 2,6 milhões, que contempla lâmpadas de LED na cor branca, foi inaugurado nesta segunda-feira, 22 de janeiro, em roteiro que incluiu as três cavernas da Rota Lund. Na ocasião, novos investimentos foram anunciados para os próximos meses. O montante, no valor de R$ 2,56 milhões, será aplicado em obras de infraestrutura, que têm como objetivo melhorar a conservação das grutas e oferecer mais conforto aos visitantes.

A entrega da nova iluminação foi feita pelos secretários de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira; e de Turismo, Ricardo Rocha de Faria. Acompanhados do diretor geral em exercício do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Henri Collet, eles destacaram a importância da destinação dos recursos para as cavernas, importantes bens naturais de Minas e também para o roteiro turístico no estado. “O investimento na ordem de R$ 2,6 milhões para a nova iluminação está em sintonia com a importância do bem espeleológico, uma vez que proporciona ao visitante melhor visibilidade e conhecimento da estrutura geológica, com mais propriedade e critério”, afirmou o secretário Germano Vieira.

Foto: Janice Drumond
 DSC2158
Foram investidos R$ 2,6 milhões na nova iluminação das grutas

Segundo ele, a destinação dos investimentos também valoriza o lado turístico dos monumentos naturais Rei do Mato e Maquiné, e do Parque Estadual do Sumidouro, onde está localizada a Gruta da Lapinha. “Esperamos com isso fomentar as visitas nessas regiões, aproximar as pessoas das unidades de conservação e melhorar a gestão desses bens naturais”, afirmou o secretário.

Ganhos econômicos e sociais também foram ressaltados pelo secretário de Estado de Turismo, Ricardo Faria, como ação resultante do trabalho parceiro com o meio ambiente estadual. Segundo ele, os resultados têm sido cada vez mais positivos no desenvolvimento da economia local. “Para além das questões de preservação, e de educação ambiental, pautas tão importantes para Minas Gerais, esses bens que são patrimônio natural do nosso estado guardam grande relação com a agenda do turismo. Em recente pesquisa feita pela secretaria (de Turismo), foi constatado que as belezas naturais são a segunda imagem que o visitante mais guarda na memória”, disse Ricardo.

Foto: Janice Drumond
 DSC2180
Os secretários de Estado de Meio Ambiente e de Turismo visitaram as grutas para verificar a nova iluminação

Ele afirmou ainda “o Estado vai continuar mantendo essa importante sintonia de ações que, em conjunto, acabam por promover a economia criativa, geram mais emprego e renda e possibilitam aos municípios diversificar suas matrizes econômicas”.

NOVOS INVESTIMENTOS

O diretor geral em exercício do IEF, Henri Dubois Collet, disse que o trabalho desenvolvido nas grutas mostra a realização de um trabalho que vem sendo desenvolvido pelo governo nas unidades de conservação. “Temos mais propostas e projetos para serem realizados ainda em 2018 nas três grutas. As melhorias não param por aí, queremos sempre mais garantir a segurança e o bem estar dos turistas que visitam nossas unidades de conservação”, frisou.

A lista de melhorias prevista dentro do montante de R$ 2,56 milhões para os próximos meses prevê reforma de infraestrutura física, aquisição de novos equipamentos, entre outras ações. No Parque Estadual do Sumidouro, onde fica a Gruta da Lapinha, será feita a desapropriação do Castelinho, construção de propriedade particular que fica dentro da área do parque. O imóvel será adquirido ao custo de R$ 600 mil, pelo IEF, que passa a fazer a gestão do local. A aquisição está prevista para ocorrer nos próximos 90 dias. No Sumidouro será feita ainda a compra de sistema de videomonitoramento, o plano de manejo espeleológico da caverna, entre outras melhorias que juntas somam cerca de R$ 550 mil.

No Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato será feita a troca de guarda-corpos e corrimão na área interna da gruta e pequenas reformas que vão somar aproximadamente R$ 925 mil. Já no Monumento Natural Estadual Peter Lund, onde está a Gruta de Maquiné, será realizada a reforma do Museu de Maquiné e melhorias na estrutura das trilhas. O investimento será de cerca de R$ 500 mil.

Foto: Milene Duque
GrutadoMaquiné7
A nova iluminação garantirá mais conforto ao turista e melhor conservação das cavidades naturais

Para os próximos 60 dias está prevista a abertura de processo licitatório para implantação de lanchonetes e loja de artesanato e produtos da economia local nas áreas de visitação das três grutas.

INVESTIMENTO PREVISTO PARA OS PRÓXIMOS MESES NAS TRÊS GRUTAS: R$ 2,56 MILHÕES

Parque Estadual do Sumidouro – Gruta da Lapinha

Aquisição do Castelinho – R$ 600 mil

A construção será desapropriada e adquirida pelo IEF, que passará a fazer a gestão do local. O Castelinho é, atualmente, uma construção particular. A aquisição deve ocorrer nos próximos 90 dias.

Outros investimentos – R$ 547.596,53

(sistema de videomonitoramento; sistema de geração de energia fotovoltaica; plano de manejo espeleológico, aquisição de contêineres, compra e instalação de placas de grama)

Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato

Troca de guarda-corpos e corrimão na área interna da gruta e reforma geral – R$ 925.495,24

Monumento Natural Estadual Peter Lund – Gruta de Maquiné

Reforma geral do Museu Peter Lund e das trilhas – R$ 492 mil

Licitação para lanchonete e loja – Será aberto, nos próximos 60 dias, processo de licitação para implantar lanchonete e loja nas três grutas da Rota Lund.

Assiata ao video do secretário Germano Vieira sobre a nova iluminação de grutas da Rota Peter Lund clicando na imagem.

germano