Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Semad compõe comissão para V Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente

PDFImprimirE-mail

Foi realizada, nessa segunda-feira (02/10), a primeira reunião da Comissão Organizadora Estadual (COE) da V Conferência Estadual Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, da qual a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) faz parte. A Conferência está prevista para acontecer em fevereiro de 2018.

A Conferência Estadual é uma etapa preparatória para a V Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente (V CNIJMA), cujo tema este ano é: Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas. A Conferência Nacional será realizada em março de 2018.

A COE é coordenada pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) e tem como membros integrantes da Semad, da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Outros órgãos públicos, instituições privadas e representantes da sociedade civil também deverão compor a COE. A Semad é representada na Comissão por servidores da Assessoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais (Assea).

A Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente é um processo democrático e participativo nas escolas e reúne estudantes entre 11 e 14 anos, professores e comunidade escolar para dialogar e refletir sobre as questões socioambientais, a fim de que elaborarem um projeto de ação que tenha como objetivo transformar a realidade em que vivem, além de escolherem representantes que levam adiante as ideias acordadas entre todos.

“A realização das Conferências nos Estados é uma iniciativa do governo federal e serve como preparação para a Conferência Nacional. Cada Estado deverá eleger jovens como delegados, que irão representá-lo na conferência nacional. É um processo cujo protagonismo é dos próprios jovens. Ademais, o tema foi escolhido visando sinergia com o 8º Fórum Mundial das Águas, que será realizado em Brasília, de 18 a 23 de março de 2018”, afirma o assessor Chefe de Educação Ambiental e Relações Institucionais da Semad, André Ruas.

As próximas ações da COE envolverão a mobilização das escolas, a organização de oficinas de formação locais, a elaboração do regulamento da Conferência Estadual, a triagem e seleção de projetos das escolas para a conferência estadual e a escolha dos delegados que representarão o Estado na Conferência Nacional.

Milene Duque
Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900