Semad inicia atendimento nas Suprams por meio de agendamento eletrônico

Teve início nesta segunda-feira (02/10) o agendamento eletrônico para atendimento nas Superintendências Regionais de Meio Ambiente (Suprams) do Alto São Francisco, Central Metropolitana e Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. O serviço poderá ser realizado por meio do LIgMinas 155.

O sistema será implantado, inicialmente, nestas três Superintendências Regionais, melhorando o acesso do cidadão aos serviços do Governo. Posteriormente, será implantado nas outras seis Superintendências Regionais de Meio Ambiente, que recebem as demandas de atos autorizativos como licenças ambientais, outorgas pelo uso da água e outras intervenções ambientais.

O LigMinas 155 realizará o agendamento do atendimento para os serviços de Regularização Ambiental. “Este serviço tem por finalidade viabilizar um atendimento mais cômodo e resolutivo para os cidadãos, além de permitir às Suprams que se planejem para o atendimento de acordo com a força de trabalho de cada unidade e a demanda pelos serviços”, disse o Superintendente de Políticas Regionais, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Breno Lasmar.

Os atendimentos nas Suprams serão realizados a partir do dia 16 de outubro nos horários agendados e cada requerente poderá fazer até dois agendamentos semanais. Em cada atendimento agendado, o interessado poderá realizar até três serviços distintos, ou uma hora de atendimento.

Em uma segunda fase, o agendamento poderá ser feito também pela internet. O Sistema informatizado está sendo desenvolvimento por meio de um Termo de Cooperação Técnica, assinado entre a Semad e o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG).

“É uma inovação simples, mas que representa um avanço”, observa o subsecretário de Gestão Regionalizada da Semad, Diogo Melo Franco. Ele afirma que, além do agendamento online, será disponibilizado um chat para auxiliar as pessoas no esclarecimento de dúvidas, disse Franco.

Reuniões realizadas

Durante o mês de setembro, foram realizadas reuniões com cidadãos, consultores e empreendedores para apresentar o projeto de agendamento do atendimento no balcão da Suprams. Essas reuniões ocorreram nos municípios de Uberlândia, Belo Horizonte e Divinópolis, onde foram detalhados todos os passos para implementação deste projeto.

Foto: Divulgação Semad
AgendamentoASF3
Reunião realizada na Supram Alto São Francisco para cidadãos, consultores e empreendedores

De acordo com o Superintendente da Supram Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, José Vitor de Rezende Aguiar, são formalizados semestralmente na Supram sob sua coordenação, cerca de 10 mil processos. “Nosso objetivo é assegurar um bom atendimento, conforto e comodidade aos usuários que procuram por nossos serviços”, disse.

Já a Supram Central Metropolitana recebeu, de janeiro a julho de 2017, cerca de 4 mil processos, número igual ao recebimento da Supram Alto São Francisco.

Milene Duque