Sisema participa das comemorações dos 120 do Parque Américo Renné Gianetti

O Sistema Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) participou, de 26 a 28 de setembro, das atividades em comemoração aos 120 anos do Parque Municipal Américo Renné Gianetti, em Belo Horizonte.

Profissionais das equipes da Assessoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais (Assea) e da Diretoria de Estratégia em Fiscalização (Defis) da Secretaria de Estado de Meo ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sisema) participaram das programações com o desenvolvimento de atividades lúdicas educativas relacionadas à temática ambiental. Uma das atrações foi a apresentação do teatro de fantoches “A árvore Generosa” de Shel Silverstein com adaptações e cantoria. De acordo com a analista ambiental da Defis, Luisa Marilac Froes, o teatro fala sobre a amizade que um menino tem com a árvore e a natureza. “À medida que o menino vai crescendo e se tornando adulto, ele vai degradando-a cada vez mais com o desmatamento, se distanciando e perdendo o interesse, o amor e o cuidado que ele tinha por ela”, disse.

Ao final da apresentação, o personagem Zé Ambiental conversa com as crianças da plateia sobre a importância de se proteger o meio ambiente e convida os alunos para se tornarem como ele, agentes ambientais. Juntos, o personagem, a plateia e membros das equipes promotoras da atividade, tocam e cantam a música “A Árvore da Montanha”, de Rubinho do Vale. Após a cantoria, outras brincadeiras interativas relacionadas ao tema também são desenvolvidas, além da distribuição de brindes.

Foto: Divulgação Semad
foto 1 parque
Crianças interagiram durante apresentação de peça teatral

“Atividades como essa são importantes para despertar na população em geral, mas principalmente nas crianças, a consciência sobre nosso papel no meio ambiente, conscientizando a todos sobre a necessidade de um comportamento ambientalmente adequado e socialmente justo”, disse o superintendente de Estratégia em Fiscalização, Marcelo da Fonseca.

Parque Municipal Américo Renné Gianetti

O Parque foi inaugurado no dia 26 de setembro de 1897, antes mesmo da nova capital mineira. É considerado o patrimônio ambiental mais antigo de Belo Horizonte. Projetado no final do século XIX pela comissão construtora encarregada de planejar a nova capital de Minas Gerais, possui grande importância devido as suas riquezas biológica, arquitetônica, cultural e social, de importante tradição histórica.

Com área de 182 mil metros quadrados, o parque localiza-se no Hipercentro, região mais adensada da cidade e desempenha relevante papel no equilíbrio entre o processo de urbanização e preservação do meio ambiente.

Foi projetado pelo arquiteto paisagista Paul Villon que utilizou no paisagismo espécies nativas e exóticas, e forma hoje um ecossistema representativo com árvores centenárias e ampla diversidade de espécies. As ruas do Parque são chamadas de Alamedas por possuírem árvores de ambos os lados.

Possui flora diversificada, com árvores e plantas ornamentais fornecedores de néctar e frutos para borboletas, mariposas, aves e outros animais, podendo ser considerado um importante refúgio para a fauna.

É uma das áreas de preservação mais visitadas de Belo Horizonte devido a sua localização, beleza natural, monumentos históricos, equipamentos esportivos e opções de lazer como brinquedos, barquinhos a remos, animais de montaria e eventos.

Horário de funcionamento: das 6h às 18h, de terça-feira a domingo.
Localização: Av. Afonso Pena, 1377 – Centro.
Informações: 3277-4161.
Com Informações do Site da PBH