Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Minas retoma Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental

PDFImprimirE-mail

Representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), juntamente com representantes de outros órgãos engajados com a Educação Ambiental em Minas Gerais, se reuniram na última terça-feira (12/09) para retomar os trabalhos da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de Minas Gerais (CIEA-MG), inativa por oito anos.

A CIEA tem caráter representativo, consultivo e deliberativo e tem como finalidade promover a discussão, gestão, coordenação, acompanhamento e avaliação dos programas, projetos e ações, além de implementar atividades de Educação Ambiental no Estado de Minas Gerais.

A comissão é representada por conselheiros de diversos órgãos, como o Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG), Polícia Militar (PM), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Semad, Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Ordem dos Advogados de MG (OAB-MG), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas), entre outros. A comissão tem o importante papel de avançar rumo ao desenvolvimento de políticas públicas na área de educação ambiental em Minas Gerais.

Segundo o assessor chefe de Educação Ambiental e Relações Institucionais da Semad, André Ruas, a retomada da CIEA-MG, após vários anos sem se reunir, representa uma evolução das políticas públicas de educação ambiental no Estado. “Esse resgate é muito oportuno, pois na próxima semana ocorrerá o IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental em Balneário Camboriú/SC, no qual haverá o Encontro Nacional das CIEAs, ocasião propícia para demonstrar que Minas está progredindo na educação ambiental", esclarece ele.

O 1º prêmio de boas práticas, “Salve o Rio São Francisco”, concurso realizado pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema); o Encontro Nacional das CIEAs em Balneário Camboriú, nos dias 17 a 20 deste mês; apresentação do Decreto Estadual 44.264 que instituiu a CIEA-MG e propostas de revisão; apresentação de regimento e eleição da presidência e da coordenação da CIEA foram alguns dos assuntos discutidos na reunião.

Para o tenente Ferreira, diretor de meio ambiente e trânsito da PM-MG, o objetivo principal da CIEA é compartilhar experiências e desenvolver ações focadas na educação ambiental como formador de cidadãos engajados com as questões ambientais.

O analista ambiental, Ricardo Cottini, lembrou que será lançado, na comemoração dos 55 anos do IEF, no dia 21 deste mês, o primeiro catálogo com as iniciativas de educação ambiental realizadas pelo órgão. “E até o final deste ano, um catálogo de educação ambiental do Sisema, denominado: “Minas educa para a sustentabilidade”, no qual estarão registradas todas iniciativas de educação ambiental desenvolvidas pela instituição”, será lançado”, complementa o analista.

Já a analista ambiental e assessoria da diretoria geral do IEF, Simone Rolla, afirma que a CIEA tem a missão de integrar ações de educação e extensão ambiental nas políticas públicas, cujo foco é a sustentabilidade no planeta.

Ascom/Sisema
Wilma Gomes

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900