Encontro sobre Educação Ambiental é realizado no dia Mundial do Meio Ambiente

Aconteceu na última segunda-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, um encontro entre a Rede Mineira de Educação Ambiental de Minas Gerais (RMEA) e a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA), da qual a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) faz parte. O encontro aconteceu no Plenário do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), em Belo Horizonte.

O encontro teve como objetivo debater questões pertinentes à atualização do Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA), realizado pelo Governo Federal . Estiveram presentes a bióloga, educadora ambiental, facilitadora da RMEA e diretora executiva da Ecológika consultorias, Kércia Pontes, o biólogo e educador ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte, Aluísio Cardoso, o assessor de Educação Ambiental e Relações Institucionais da Semad, André Ruas, o biólogo e educador ambiental do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet), Telson Crespo, além de biólogos, educadores, engenheiros, psicólogos e outros componentes do CIEA.

Kércia Pontes fez a abertura do encontro e alertou para a necessidade urgente da participação de todos para na consulta pública sobre o Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA), aberta até o dia 30 de julho deste ano no endereço: http://www.participa.br/programa-nacional-de-educacao-ambiental. A consulta pretende definir 17 questões relacionadas ao tema Educação Ambientais, que serão levadas ao IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental.

Segundo Kércia, o encontro é uma oportunidade para rearticular as discussões da RMEA, com a participação dos membros da CIEA. “O evento é enriquecedor e de grande relevância para a discussão de políticas públicas em Educação Ambiental e sua melhoria nas ações propostas pela legislação brasileira”, afirmou.

EducaçãoAmbientalCIEA4
Kércia Pontes ressaltou a importância da participação na consulta pública do ProNEA

O IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental vai acontecerá de 17 a 20 de setembro de 2017, no Balneário Camboriú, Santa Catarina e terá como objetivo fortalecer a diversidade da Educação Ambiental brasileira em suas diferentes matizes, por meio da defesa dos direitos e conquistas alcançadas pelas políticas públicas no campo socioambiental e, ainda, discutir o resultado das questões apresentadas em consulta pública para atualização do ProNEA.

O assessor de Educação Ambiental e Relações Institucionais da Semad, André Ruas, apresentou mudanças pontuais em relação à exigência do Programa de Educação Ambiental, contidas na Deliberação Normativa 214/2017 do Copam. Nela, estão estabelecidas as diretrizes para a elaboração e a execução do Programa de Educação Ambiental no âmbito dos processos de licenciamento ambiental no Estado de Minas Gerais.

André Ruas ressaltou que a reunião foi muito importante para fortalecer as discussões quanto à Consulta Pública do Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA), realizada pelo governo federal, e para que os gestores se prepararem para o IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. "A reunião teve um simbolismo ainda maior por ter sido realizada no dia mundial do meio ambiente”, complementou o assessor.

EducaçãoAmbientalCIEA2
André Ruas disse que o encontro foi uma oportunidade de preparação para o XI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental.

Para ele, a Deliberação Normativa 214 foi muito elaborada de forma participativa, com a contribuição dos conselheiros do Copam, representado por mais de vinte segmentos diferentes. “A deliberação foi exaustivamente debatida em três reuniões”, enfatizou.

O educador ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte, Aluísio Cardoso, disse que a RMEA completou 20 anos em 2017 e é integrada à Rede Brasileira de Educação Ambiental. Nela, congregam educadores ambientais, instituições públicas, privadas e 3º setor. “Com esse evento esperamos consolidar as contribuições advindas de várias partes do país, especialmente das redes de Educação Ambiental”, observou.

EducaçãoAmbientalCIEA3
Aluísio Cardoso falou dos 20 anos da Rede Mineira de Educação Ambiental

O educador ambiental, Telson Crespo, falou sobre o tema “Mudanças de paradigmas da Educação Ambiental no ensino formal”, ressaltando sobre a importância na formação de pessoas bem preparadas e da necessidade da disciplina nas instituições de ensino. “A nova deliberação dá forças para o suprimento dessa demanda”, afirmou.

Ainda de acordo com Crespo, a Educação Ambiental é um processo dinâmico, interativo, onde os conceitos se completam, com características contextualizadoras e abrangentes. Porém, hoje, é comum que ela seja vista por um viés extremamente reducionista. “A Educação Ambiental é o melhor caminho para a construção de uma sociedade sustentável”, concluiu.

O evento foi finalizado com a discussão das questões que estão sendo abordadas na consulta pública em relação ao tema.

Wilma Gomes
AScom/Sisema