Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Encontro sobre Educação Ambiental é realizado no dia Mundial do Meio Ambiente

PDFImprimirE-mail

Aconteceu na última segunda-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, um encontro entre a Rede Mineira de Educação Ambiental de Minas Gerais (RMEA) e a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA), da qual a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) faz parte. O encontro aconteceu no Plenário do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), em Belo Horizonte.

 

O encontro teve como objetivo debater questões pertinentes à atualização do Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA), realizado pelo Governo Federal . Estiveram presentes a bióloga, educadora ambiental, facilitadora da RMEA e diretora executiva da Ecológika consultorias, Kércia Pontes, o biólogo e educador ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte, Aluísio Cardoso, o assessor de Educação Ambiental e Relações Institucionais da Semad, André Ruas, o biólogo e educador ambiental do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet), Telson Crespo, além de biólogos, educadores, engenheiros, psicólogos e outros componentes do CIEA.

 

Kércia Pontes fez a abertura do encontro e alertou para a necessidade urgente da participação de todos para na consulta pública sobre o Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA), aberta até o dia 30 de julho deste ano no endereço: http://www.participa.br/programa-nacional-de-educacao-ambiental. A consulta pretende definir 17 questões relacionadas ao tema Educação Ambientais, que serão levadas ao IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental.

 

Segundo Kércia, o encontro é uma oportunidade para rearticular as discussões da RMEA, com a participação dos membros da CIEA. “O evento é enriquecedor e de grande relevância para a discussão de políticas públicas em Educação Ambiental e sua melhoria nas ações propostas pela legislação brasileira”, afirmou.

 

Crédito: Janice Drumond
EducaçãoAmbientalCIEA4
Kércia Pontes ressaltou a importância da participação na consulta pública do ProNEA

O IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental vai acontecerá de 17 a 20 de setembro de 2017, no Balneário Camboriú, Santa Catarina e terá como objetivo fortalecer a diversidade da Educação Ambiental brasileira em suas diferentes matizes, por meio da defesa dos direitos e conquistas alcançadas pelas políticas públicas no campo socioambiental e, ainda, discutir o resultado das questões apresentadas em consulta pública para atualização do ProNEA.

O assessor de Educação Ambiental e Relações Institucionais da Semad, André Ruas, apresentou mudanças pontuais em relação à exigência do Programa de Educação Ambiental, contidas na Deliberação Normativa 214/2017 do Copam. Nela, estão estabelecidas as diretrizes para a elaboração e a execução do Programa de Educação Ambiental no âmbito dos processos de licenciamento ambiental no Estado de Minas Gerais.

André Ruas ressaltou que a reunião foi muito importante para fortalecer as discussões quanto à Consulta Pública do Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA), realizada pelo governo federal, e para que os gestores se prepararem para o IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. "A reunião teve um simbolismo ainda maior por ter sido realizada no dia mundial do meio ambiente”, complementou o assessor.


Crédito: Janice Drumond
 EducaçãoAmbientalCIEA2
André Ruas disse que o encontro foi uma oportunidade de preparação para o XI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental.

 

Para ele, a Deliberação Normativa 214 foi muito elaborada de forma participativa, com a contribuição dos conselheiros do Copam, representado por mais de vinte segmentos diferentes. “A deliberação foi exaustivamente debatida em três reuniões”, enfatizou.

O educador ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte, Aluísio Cardoso, disse que a RMEA completou 20 anos em 2017 e é integrada à Rede Brasileira de Educação Ambiental. Nela, congregam educadores ambientais, instituições públicas, privadas e 3º setor. “Com esse evento esperamos consolidar as contribuições advindas de várias partes do país, especialmente das redes de Educação Ambiental”, observou.


Crédito: Janice Drumond
EducaçãoAmbientalCIEA3
Aluísio Cardoso falou dos 20 anos da Rede Mineira de Educação Ambiental

 

O educador ambiental, Telson Crespo, falou sobre o tema “Mudanças de paradigmas da Educação Ambiental no ensino formal”, ressaltando sobre a importância na formação de pessoas bem preparadas e da necessidade da disciplina nas instituições de ensino. “A nova deliberação dá forças para o suprimento dessa demanda”, afirmou.

Ainda de acordo com Crespo, a Educação Ambiental é um processo dinâmico, interativo, onde os conceitos se completam, com características contextualizadoras e abrangentes. Porém, hoje, é comum que ela seja vista por um viés extremamente reducionista. “A Educação Ambiental é o melhor caminho para a construção de uma sociedade sustentável”, concluiu.

O evento foi finalizado com a discussão das questões que estão sendo abordadas na consulta pública em relação ao tema.

Wilma Gomes
AScom/Sisema

 

 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900