Minas inicia comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente

O Governo de Minas Gerais inicia nesta segunda (05/06) as comemorações da Semana do Meio Ambiente. A abertura acontecerá às 10h30, no auditório da Copasa (rua Mar de Espanha, 525, bairro Santo Antônio), em Belo Horizonte, com o lançamento do programa “Revitaliza Rio das Velhas”.

O programa é uma iniciativa do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), em parceria com o Comitê Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas e prefeituras inseridas na bacia.

Durante a solenidade, será assinada uma carta-compromisso estabelecendo as medidas que cada um dos participantes se responsabilizará.

A proposta é de atuação sistêmica e coordenada dos vários atores para alcançar a disponibilidade de água em quantidade e qualidade, visando garantir os múltiplos usos da água e a segurança hídrica da bacia hidrográfica do rio das Velhas, especialmente da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Ainda no dia 05, às 14 horas, acontecerá o encontro da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA-MG). Na pauta das discussões está a interface do Programa Nacional de Educação Ambiental com as Ações Estaduais na área. A atividade será realizada no auditório da Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) Central Metropolitana, na rua Espírito Santo, 495, 4º andar, centro de Belo Horizonte.

Semana

As atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho, se estenderão até o dia 08 numa programação elaborada com a coordenação da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam). Na terça (06), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (rua Rodrigues Caldas, 30, bairro Santo Agostinho), será lançada a Frente Mineira em Defesa da Reciclagem, que reunirá diferentes organizações na busca por processos e ações voltadas para o tema.

Na quarta-feira (07) a Programação acontece no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), situado na av. Belém, 40, bairro Esplanada, em Belo horizonte, com o 5º Workshop Internacional – “Construindo novas estratégias municipais para o desenvolvimento da reciclagem inclusiva”.

A atividade terá, na parte da manhã, a conferência “Economia Social Solidária na França e Reciclagem: Promovendo o Desenvolvimento Territorial”, proferida pela presidente Nacional da Rede dos Territórios Franceses de Economia Social Solidária, Cristiane Bouchart. Logo depois, será apresentado o caso de sucesso em iniciativas de reciclagem no oeste paulista na visão de três atores diferentes: prefeitura de Presidente Prudente, Ministério Público de São Paulo e a organização não governamental Recicla Ourinhos. A parte da tarde será reservada para uma mesa de diálogos entre os participantes sobre “Desafios e Soluções Municipais para Construção de uma Agenda Local de Promoção da Reciclagem”. A participação no workshop é gratuita e as inscrições podem ser feitas no site www.oris.org.br

Ainda no dia 07, às 19 horas, será exibido o documentário francês “Amanhã” (2015), de Cyril Dion, Mélanie Laurent, seguido de debate com Cristiane Bouchard. O filme mostra pessoas com soluções para os problemas de sustentabilidade. A exibição será no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte) e a entrada franca, com retirada de convites na portaria.

CAMG

Também como parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente, a Cidade Administrativa de Minas Gerais (CAMG) receberá, no dia 5 de junho, uma exposição de produtos feitos a partir de banners não utilizados do Instituto Ecobolsa Brasil. A mostra será no túnel do Prédio Minas, de 10 às 15 horas. Paralelamente, será feita uma campanha para coleta de banners no subsolo dos prédios Minas e Gerais, que funcionarão de 9h às 16h, do dia 05 ao dia 07.

No dia 06, às 09 horas, no Centro de Convivência, será feita a abertura da exposição do concurso artístico “Artesanato com Resíduos”. A mostra reunirá os concorrentes e os vencedores serão escolhidos pelos visitantes. Ainda no dia 06, será feita uma sessão de cinema comentada, com exibição do filme “A Lei da Água”. O Ecocine acontecerá no plenário do 9º andar do Prédio Minas, de 12 às 14 horas. Também no dia 06, às 14h30, serão entregues duas cadeiras de rodas da campanha Lacre do Bem.

Fechando as atividades comemorativas, no dia 06 de junho, a CAMG recebe as discussões do “Espaço Diálogos com Minas Gerais - Construindo Estratégias para o Desenvolvimento Territorial”, à partir da 14h, no auditório do 9º andar do Prédio Gerais. O evento é gratuito e não é necessário fazer inscrição.

Na programação estão apresentações sobre a Cooperação Minas Gerais-França; sobre o desenvolvimento territorial na França a partir da economia social solidária; sobre os Fóruns Regionais como experiência de descentralização da gestão pública; a economia solidária como um dos aspectos do desenvolvimento territorial em Minas Gerais; municipalização do licenciamento ambiental; planejamento metropolitano como indutor do desenvolvimento integrado.

A programação completa da Semana do Meio Ambiente de Minas Gerais está disponível na internet, clique aqui.

Emerson Gomes