Encontro reúne Gestores Ambientais e Municipais em Uberlândia

Representantes de 67 municípios mineiros participarão, no dia 29 de maio, de um encontro de gestores ambientais e municipais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. O evento tem como objetivo discutir a viabilidade de cooperações técnicas entre o estado de Minas e os municípios, além do licenciamento e fiscalização ambiental municipal.

O Encontro de Gestores Ambientais Municipais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba é promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio da Superintendência Regional de Meio Ambiente Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Supram) e conta com o apoio da UFU. A atividade será realizada no ocorrerá no 2ª Anfiteatro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Umuarama. O evento contará com a presença do secretário adjunto de Estado de Meio Ambiente, Germano Vieira, que falará aos presentes sobre as cooperações técnicas entre Estado e municípios para análise de processos, inclusive outorgas.

“Outro assunto a ser debatido é o licenciamento e a fiscalização ambiental nos municípios. Recentemente, o município de Patrocínio assumiu o licenciamento ambiental para empreendimentos classe 1, 2, 3 e 4. Na última semana, Frutal seguiu o mesmo caminho ao assumir o licenciamento, de classe 1 e 2”, afirma o superintendente Regional de Meio Ambiente no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, José Vítor de Rezende Aguiar. “Ambos apostam na agilidade na análise de processos para alavancar o progresso, o que pode ser utilizado na atração de investimentos, além de assegurar maior proteção e conservação do meio ambiente”, completa.

Ainda de acordo com Aguiar, o encontro é fundamental para se compartilhar experiências e aproximar os representantes municipais, além de aprofundar os debates orientando-os melhor. “Nossa região é uma das maiores de Minas, o que exige de nós um empenho constante para estimularmos o desenvolvimento sustentável e temos nos mobilizado para isso”, afirmou.

Prefeitos, secretários, diretores, coordenadores e assessores municipais podem comparecer ao local sem prévia inscrição.

Renata Cezarina