Semad marca presença na Habitat III, conferência das Nações Unidas

O secretário-adjunto de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Luiz Gomes Vieira, permanece em Quito, no Equador, como integrante da delegação mineira na Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III). O evento tem o objetivo de envolver diversos países nas discussões para construção da Nova Agenda Urbana Mundial.

A programação teve início no domingo (16/10), com o X Fórum Iberoamericano de Governos Locais. O evento foi marcado por discussões sobre a importância do papel dos governos locais na promoção da melhoria das condições de vida dos cidadãos, o direito à cidade e iniciativas para a paz e a inclusão.

Crédito: Germano Vieira

14671335 324808294563822 8760001228140672127 n

O Habitat III tem o objetivo de envolver diversos países nas discussões para construção da Nova Agenda Urbana Mundial

Ontem (18/10), o secretário-adjunto esteve presente na sede da Unasul, em debate com diversos prefeitos e autoridades locais e regionais. O evento contou com a presença do secretário geral da Unasul, Ernesto Samper. O tema era cidades para a cidadania: o que são e como financia-las?

"A participação de governos locais em questões relacionadas a sustentabilidade, mudanças climáticas e gestão responsável de recursos é fundamental para nortear um desenvolvimento urbano alinhado com o século XXI", apontou o Germano Vieira.

Governo de Minas encaminha parceria com área metropolitana de Medellin, Colômbia

O Habitat III, que está em curso em Quito, Equador, além das diversas reflexões sobre o desafio das cidades, tem permitido a aproximação de governos locais, regionais e nacionais para a troca de experiências e parcerias de cooperação. Na oportunidade do evento, a Agência de Desenvolvimento da Região metropolitana de Belo Horizonte, representada por sua diertora-geral, Flávia Mourão, Germano Vieira e o assessor de Relações Internacionais do Governo, Hugo Salomão, estiveram reunidos com os representantes dos municípios da Área metropolitana do Vale do Alburrá, encaminhando um acordo de cooperação para tratar dos instrumentos de governança metropolitana, gestão ambiental e internacionalização.

Essa cooperação foi viabilizada com apoio do ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade, representado, no evento, por Rodrigo de Oliveira Perpetuo, Secretário Executivo do Iclei América do Sul.
A Área Metropolitana do Vale do Alburrá reúne dez municípios do departamento de Antioquia, tem como núcleo a cidade de Medellin, capital do departamento e possui cerca de 3,8 milhões de habitantes.

“É muito importante que Minas participe deste tipo de encontro, mostrando suas soluções e estudos nas mais diversas áreas. O desenvolvimento sustentável é chave para o mundo contemporâneo e aqui temos a possibilidade de dividir a nossa expertise com diversos atores a nível global. Além disso é possível enriquecer o conteúdo com soluções apresentadas por diversos governos locais em diversas partes do mundo, enriquecendo, e muito o debate", afirmou o secretário-adjunto.

Fórum

A programação preliminar no dia 16, com o X Fórum Iberoamericano de Governos Locais. Com a participação dos prefeitos de Belo Horizonte e presidente da FNP, Marcio Lacerda, e de Divinópolis, vice-presidente de Gestão Pública, Vladimir Azevedo, o evento foi marcado por discussões sobre a importância do papel dos governos locais na promoção da melhoria das condições de vida dos cidadãos, o direito à cidade e iniciativas para a paz e a inclusão.

A Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável - Habitat III prossegue até o dia 20 de outubro. Mais informações podem ser encontradas na internet, na página do Secretariado para América do Sul do Iclei: http://sams.iclei.org/

Emerson Gomes