Núcleo de Emergências Ambientais realiza plantão durante jogos olímpicos no Mineirão

O Núcleo de Emergência Ambiental(NEA) da Secretaria de Estado de meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizou, durante os jogos olímpicos que aconteceram no Estádio Mineirão, plantão para eventuais ocorrências de ataque químico ou biológico durante os jogos realizados em Belo Horizonte.

Um técnico do NEA ficou à disposição no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), localizado na Cidade Administrativa de Minas Gerais (Camg), durante os jogos.

Segundo Milton Franco, coordenador do NEA, em caso de um atentado, o plantonista é avisado e se encaminha ao local do acidente para coordenar as ações de recolhimento dos resíduos recolhidos no processo de descontaminação das vítimas e de todos os resíduos oriundos do acidente e a destinação correta destes. O trabalho de recolhimento é realizado por uma empresa especializada nesse tipo de operação. “Se for necessário, o técnico aciona uma nova equipe para ajudar na operação”, acrescenta.

190816

Ainda segundo o coordenador, a empresa que fará o recolhimento dos resíduos também fica de plantão durante os jogos e é avisada, se houver um acidente, pelo plantonista do NEA. “A vigília começa duas horas antes de começar o jogo e termina duas horas após o término da partida”, esclarece.

Para alinhar as ações, a equipe do NEA e a empresa que realiza o recolhimento dos resíduos participaram de três treinamentos práticos de ações de defesa contra ataques químicos e biológicos, sendo dois no Mineirão e um na Estação de Metrô da Gameleira.

Todos os treinamentos contaram com a participação de servidores do Núcleo de Emergência Ambiental (NEA) da Semad, além de militares das Forças Armadas, servidores da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), agentes e técnicos da Polícia Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Guarda Municipal, BHTrans, Fundação Ezequiel Dias, Secretaria de Estado de Saúde, Secretaria de Saúde Municipal de Belo Horizonte, Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear e também de agentes de segurança privada.

Janice Drumond