Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fiscalização flagra abusos contra fauna no Sul de MG

PDFImprimirE-mail

Técnicos do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) realizaram, entre os dias 25 e 29 de julho de 2016, no Sul de Minas, uma operação de fiscalização que atendeu denúncias realizadas pelos cidadãos motivadas pela criação, comércio e caça de animais silvestres. A operação de fauna intitulada “Abduzidos” abrangeu os municípios de São Gonçalo do Sapucaí, Monsenhor Paulo, Alterosa, Alfenas, Machado, Carvalhópolis, Paraguaçu,São Thomé das Letras e Varginha.

 

No total foram apreendidos 41 espécimes de aves, pertencentes a 11 espécies de pássaros diferentes, em maioria trinca-ferro (Saltator similis) e canário-da-terra (Sicalis flaveoloa). Foram aplicados R$38.545,87 em multas.   Um dos autuados foi conduzido para delegacia de Paraguaçu, com o apoio da Polícia Militar de Meio Ambiente de Alfenas.

 

Crédito: Diêgo Maximiano

050816-2

Canário-da-terra: filhote com idade de mais de 10 anos declarada no SisPass

 

A operação teve o apoio técnico de técnicos do Escritório Regional Sul do Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Varginha, que auxiliou no manejo, tratamento e local provisório para as aves apreendidas até o encaminhamento para o Centro de Triagem de Belo Horizonte (Cetas/BH).

 

O analista ambiental do Sisema, Diêgo Maximiano, observa que as pessoas que mantêm animais irregulares em casa devem fazer a entrega voluntária ou espontânea em qualquer Cetas de Minas Gerais. Quem preferir pode, ainda, pedir pelo recolhimento dos animais junto à Policia Militar de Meio Ambiente. “Entregando o animal, a pessoa fica livre das sanções administrativas e criminais e ainda colabora para a conservação da nossa fauna silvestre”, afirma.

 

Crédito: Diêgo Maximiano

050816-1

Coleirinho com dedos mutilados por ação ilegal de criadores

 

“A retirada de animais silvestres do seu habitat natural causa impactos significativos na comunidade de espécies da fauna e flora, visto a importância ecológica e interações destas com o meio ambiente”, afirma Diêgo Maximiano. “Dessa forma, é muito importante que as pessoas que saibam ou presencie qualquer crime sobre a fauna denuncie”, afirma.

 

Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas no telefone 155, do Lig Minas ou pelo site da Semad, clique aqui.

 

Ascom Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900