Reciclagem domina discussões na comemoração do Dia do Meio Ambiente em Minas

A reciclagem de resíduos foi o tema principal da solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente promovida pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). O evento foi realizado nessa terça (07/06), no Auditório do Centro Universitário Newton Paiva, em Belo Horizonte.

Foto: Janice Drumond
Ciclo de palestras abre Semana Mundial do Meio Ambiente int
Ciclo de palestras abre Semana Mundial do Meio Ambiente

O diretor executivo do Compromisso Empresarial para Reciclagem, André Vilhena, apresentou a palestra magna “A reciclagem de resíduos no Brasil: Situação atual e desafios a serem superados”. Também foi assinado o protocolo de intenções entre a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), a Newton e a Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável (Asmare) para lançamento do Programa de Coleta Seletiva da Newton.

Na abertura do evento, o secretario-adjunto de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Luiz Vieira, lembrou que as discussões atuais sobre o tema remontam a 1972, quando foi assinado o tratado de Estocolmo e que foi seguido por uma série de outros compromissos internacionais. “Os protocolos assinados na área ambiental só são válidos se for estabelecido um juízo de valor entre cada um e o meio ambiente, numa relação ética”, afirmou.

O coordenador do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Luiz Henrique da Silva, lembrou que, 25 anos atrás, quando começou a trabalhar com a catação ainda não tinha a percepção atual sobre o que é o meio ambiente. “Com o tempo, passamos a aprender qual o papel do catador e que a reciclagem, que era o nosso meio ambiente, é também uma garantia de vida para o planeta”, ressaltou.

Já o presidente da Feam, Diogo Melo Franco, ressaltou que é preciso evitar retrocessos na gestão ambiental e que o fortalecimento das instituições, do governo ou não, da carreira dos servidores da área e da legislação são importantes para isso. “A academia tem um papel importante na adoção de uma relação mais correta entre o homem e o meio ambiente, oferecendo suporte técnico e educando a todos”, completou.

Palestra Magna

André Vilhena destacou que Minas Gerais tem papel histórico nas discussões sobre resíduos sólidos. “A primeira cooperativa de catadores surgiu em Belo Horizonte, ligada à Pastoral, e já observava o tripé da sustentabilidade: economia, social e meio ambiente”, observou. “O Brasil sempre incorporou o social à discussão do tema”, completou.

Ele explicou que o Cempre é uma organização não governamental sustentada pelo setor privado criada nos anos 1990 que sempre teve o trabalho voltado para a questão dos resíduos. “No início, antes de olhar para os lixões, olhávamos para as ruas, para os catadores que já existiam há muitos anos”, afirmou.

“Vimos na Asmare uma oportunidade de dar continuidade para o empreendedorismo”, destacou Vilhena ao citar o manual produzido com base na experiência da Associação belo-horizontina e que foi utilizado para a criação de cooperativas similares em todo o Brasil. “A Política Nacional de Resíduos, aprovada em 2010, permitiu um salto qualitativo no trabalho de todos, sendo a primeira lei similar no mundo que incorporou a questão social”, destacou.

Vilhena destacou um dos trabalhos do Cempre, a Colização Embalagens, que é uma iniciativa que reúne setores empresariais num acordo setorial para a criação de uma cadeia para destinação adequada dos resíduos em municípios interessados. “O trabalho envolve Cooperativas locais e as Prefeituras e inclui a implantação de pontos de entrega voluntária de materiais que são gerados no ambiente urbano”, explicou.

Protocolo de intenções

O documento assinado entre Newton, Feam e Asmare tem por objeto a cooperação para a implementação do Programa de Coleta Seletiva de Resíduos no âmbito do Centro Universitário Newton Paiva. Pelo acordo, será elaborado um projeto de implantação da coleta seletiva nas dependências da instituição de ensino, com início no campus Buritis I, em Belo Horizonte.

Foto: Janice Drumond
Feam Asmare e Newton assinam protocolo de intenções int
Feam, Asmare e Newton assinam protocolo de intenções para implementar coleta seletiva na instituição

A Asmare prestará auxílio técnico na elaboração dos projetos de implantação da coleta seletiva, dará apoio no programa de conscientização da comunidade acadêmica e fará o planejamento da logística de coleta de materiais a serem reciclados. Também ficará responsável pelo recolhimento do material disponibilizado pelo Centro Universitário Newton Paiva em dias e horários acordados oportunamente. Já a Feam ficará responsável por realizar o apoio e o auxílio técnico que se fizerem necessários e pertinentes para a implementação do programa e dará auxílio na conscientização da comunidade.

As comemorações da Semana do Meio Ambiente de 2016 se estenderão até o dia 09 de junho. A programação e mais informações podem ser obtidas na internet, no site www.feam.br

Emerson Gomes