Nota - Rompimento da Barragem

Sobre o rompimento da Barragem de Contenção de Rejeitos e Resíduos da empresa Samarco Minério S.A, localizada no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) informa que uma equipe já está no local do acidente para verificar a ocorrência e tomar as providências necessárias.

Dois comitês para avaliar as causas do acidente foram instaurados, sendo um convocado pelo governador Fernando Pimentel e outro pelo secretário de Estado de meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Sávio Souza Cruz.

Por determinação do governador, a Defesa Civil e outros órgãos competentes estão envidando todos os esforços para prestar os primeiros socorros e todo atendimento necessário à população do distrito, ainda de difícil acesso em razão dos estragos causados pela inundação.

Nesse momento os esforços estão concentrados no atendimento às vítimas. Quatro helicópteros partiram para Bento Rodrigues com grupamentos do Batalhão de Emergências Ambientais e Respostas a Desastres (Bemad). O chefe do Gabinete Militar, coronel Helbert Figueiró, acompanha as equipes no local. O governador está em contato com o prefeito de Mariana, Duarte Júnior, e com o presidente da Samarco, Ricardo Vescovi. O Governador Pimentel e o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi acompanharão os trabalhos de salvamento em Bento Rodrigues nesta sexta-feira.

As causas e responsabilidades pelo ocorrido serão apuradas pelo Governo de Minas.