Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Copam aprova LI para Terminal 2 de Confins

PDFImprimirE-mail

O Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), órgão subordinado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), aprovou, por unanimidade, a Licença de Instalação (LI) do Terminal 2 do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. O novo terminal amplia a capacidade do aeroporto, que poderá receber 22 milhões de passageiros por ano. Atualmente, este número gira em torno de 14 mihões.

Crédito: Divulgação BH Airport
Terminal 2
Condicionantes garantem empreendimento ambientalmente responsável

Entretanto, o Ministério Público (MP) apresentou três condicionantes para a concessão da licença.

A primeira refere-se à apresentação de um cronograma para a realização das obras de instalação da nova edificação e ao treinamento de pessoal. Os funcionários devem ser capacitados, a fim de evitar, por exemplo, acidentes como derramamento de combustível, prejudicial ao meio ambiente.

O monitoramento da caixa separadora de óleo foi outra condicionante do MP. A caixa separadora ajuda a prevenir a contaminação do solo, em caso de derramamento de óleo, produto altamente poluente.

A última condicionante é o atestado de vistoria do Corpo de Bombeiros, que deverá ser apresentado ao final da fase de instalação e antes da fase de operação.

 
Crédito: Janice Drumond

 DSC0903A

O Copam aprovou, por unanimidade, a LI do Terminal de Passageiros 2

 
Anteriormente, a Superintendência Regional de Regularização Ambiental, região Central, da Semad, já tinha imposto outras duas condicionantes: relatório de controle ambiental e projeto paisagístico.

“Todas essas medidas garantem o desenvolvimento econômico do Estado e, ao mesmo tempo, o cuidado com o meio ambiente”, declarou o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Sávio Souza Cruz.

A Licença de Instalação (LI) é a penúltima etapa do processo de licenciamento ambiental. A última é a Licença de Operação (LO).

Romyna Lanza
Ascom/Sisema

 

 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900