Projeto de educação ambiental é apresentado na ALMG

A técnica ambiental Luísa de Marilac Froes Righi e o superintendente de Fiscalização Ambiental da Subsecretaria de Estado de Controle e Fiscalização Ambiental Integrada, Heitor Soares Moreira, apresentaram, nesta quarta-feira (25/09), na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o programa “Expedição Nadando com o Theo pelo Rio das Velhas”.

“Partindo do princípio de que as ações de fiscalização repressivas não permitem uma orientação, e sim a adoção de medidas de penalidade, torna-se necessário, nas áreas e tipologias que mais se deparam com infrações às regras do meio ambiente, trabalhar com os aspectos de educação e sensibilização da população com o intuito de preservar e evitar o dano ambiental”, explica Luísa.

Theo, o personagem-título, é um peixinho que leva, de forma lúdica, a crianças e adultos, informações sobre a prática da pesca responsável, gestão correta de resíduos e efluentes e uso adequado de agrotóxicos, além da sensibilização para conservação e proteção das áreas de preservação permanente do entorno desta bacia.

Crédito: Pollyanna Maliniak/ALMG

Luísa de Marilac fala dos resultados do projeto “Theo”

“Essas ações educativas estão voltadas para mudanças de valores, comportamentos e atitudes na população da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, envolvendo os diversos atores, levando as informações de forma lúdica às crianças do primeiro e segundo ciclo do ensino fundamental, bem como às comunidades ribeirinhas”, relata a técnica ambiental.

Para atingir os objetivos, o projeto utiliza recursos como apresentações musicais, encenações teatrais, jogos educativos, distribuições de kits de jogos, almanaques, bonés e camisetas.

Durante o evento na ALMG, Luísa apresentou um histórico sobre a expedição realizada no Rio das Velhas, vídeos com as atividades desenvolvidas e depoimentos de estudantes, professores e autoridades municipais que vivenciaram o projeto.

A expedição já percorreu 41 localidades da Bacia do Rio das Velhas, atingindo um público de cerca de 35 mil pessoas, durante os 118 eventos realizados. Entre os municípios visitados, estão Confins, Matozinhos, Quinta do Sumidouro, Pedro Leopoldo, Vespasiano, Santana do Riacho, Lagoa Santa, Jaboticatubas, Serra do Cipó, Taquaraçu de Minas, Santa Luzia, Belo Horizonte, Sabará, Raposos, Honório Bicalho, Rio Acima, Itabirito, Ouro Preto, Contagem, São José da Lapa, Caeté e Nova União.

Segundo Luísa, existem dois projetos de continuidade do “Theo”, sendo um nos mesmos moldes, porém em outras bacias hidrográficas de Minas, e outro específico para trabalhar as questões de escassez hídrica, nos reservatórios Rio Manso, Serra Azul e Várzea das Flores. Entretanto, os projetos aguardam recursos financeiros para a execução.

Romyna Lanza