Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fiscalização coíbe desmatamento na Serra do Cabral

PDFImprimirE-mail

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio da Subsecretaria de Controle e Fiscalização Ambiental Integrada (Sucfis) realizou, no período de 24 a 28 de agosto, a operação de fiscalização especial Serra do Cabral. O objetivo da ação foi coibir os desmatamentos irregulares na região norte do Estado.

A fiscalização também atendeu à solicitação da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais para averiguação de denúncias relativas a diversas agressões ao meio ambiente, incluindo devastação de flora e nascentes na Serra do Cabral. Toda a ação foi acompanhada pela Polícia Militar de Meio Ambiente de Minas Gerais.

Os alvos da fiscalização foram levantados por meio da identificação dos pontos de supressão vegetal detectados nas imagens de satélites, fornecidas pela gerência do monitoramento da cobertura florestal e da biodiversidade do Instituto Estadual de Florestas (IEF), que realiza o monitoramento contínuo da cobertura vegetal em Minas Gerais. Foram identificados pontos de supressão nos municípios de Pirapora, Várzea da Palma, Lassance, Corinto, Augusto de Lima, Francisco Dumont, Bocaiuva, Olhos D’água, Engenheiro Navarro, Claro dos Poções, Jequitaí e São João da Lagoa.

O diretor de estratégia da fiscalização, Flávio Aquino, considera ser muito difícil que os infratores consigam burlar a metodologia de identificação por imagens de satélite, ainda que o desmate ocorra em período de tempo nublado, pois, posteriormente, a infração será detectada. “Após a operação, espera-se que a ação do Estado tenha repercussão e iniba novas atividades irregulares”, enfatiza Flávio.

Nos casos de flagrante de delito, como elemento de prova, os técnicos preenchem um laudo técnico ambiental, especificando o dano de forma sucinta, a área e o tipo de vegetação suprimida. São lavrados, também, os autos de fiscalização e de infração e dado início aos procedimentos administrativos e criminais cabíveis.

O saldo parcial e preliminar de doze municípios fiscalizados foram 870,75 ha de área desmatada, cerca de 2 mil estéreos de lenha apreendida e a aplicação de R$ 3 milhões de reais em multas.

Foto: Divulgação Semad
030915

Fornos de carvão encontrados durante ação de fiscalização


Serra do Cabral

A Serra do Cabral está localizada na região centro-norte do Estado de Minas Gerais e faz parte da Cordilheira do Espinhaço. Com altitudes que variam entre 900 e 1300 metros de altitude, a Serra é um divisor de águas entre os rios das Velhas e Jequitaí, ambos afluentes da margem direita do rio São Francisco.

Na área, foi criado o Parque Estadual da Serra do Cabral, que está situado nos municípios de Buenópolis e Joaquim Felício. Ele abriga muitas nascentes, entre elas, a dos córregos Riachão Embaiassaia, responsáveis pelo abastecimento das áreas urbanas dos municípios de Buenópolis e Joaquim Felício.

A abundante rede hidrográfica forma inúmeras cachoeiras e piscinas naturais, que compõem, juntamente com os afloramentos rochosos, as veredas, matas e campos naturais, paisagens de grande beleza. Destaca-se o grande número de sítios arqueológicos pré-históricos existentes.

A região é uma das áreas protegidas pela Unesco e apresenta incontáveis nascentes, veredas, cachoeiras e diversas espécies endêmicas, possuindo formações cársticas e inúmeras pinturas rupestres. A vegetação é classificada como área de alta prioridade para a conservação da biodiversidade brasileira.

Wilma Gomes
Ascom/Sisema

 

 



SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900