Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Aprovada, por unanimidade, Licença de Operação do Terminal 3 de Confins

PDFImprimirE-mail

O Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), colegiado que reúne representantes do poder público e da sociedade civil, aprovou, nesta terça-feira (1º/09), por unanimidade, o pedido de Licença de Operação (LO) do Terminal 3 do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins.

Foto: Janice Drumond
Copam 
Copam aprova Licença de Operação para Terminal 3 de Confins

A Licença de Operação é a última etapa do processo de licenciamento ambiental. "Antes, já havíamos concedido a Licença Prévia e a Licença de Instlação. Porém, na última reunião do Copam, três conselheiros pediram vista, pois queriam alguns esclarecimentos acerca do projeto. Feitos os esclarecimentos, aprovaram a LO", explicou Geraldo da Fonseca Filho, analista ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e gestor do projeto do Terminal 3 de Confins.

Para conceder a licença, foram determinadas algumas condicionantes ambientais, entre elas, o monitoramento de emissões atmosféricas e drenagem pluvial eficiente.

Condicionantes ambientais são medidas exigidas como pressuposto de validade da licença e tem como objetivo adequar o empreendimento, no caso, o Terminal 3 de Confins, aos pressupostos de preservação e conservação ambiental. Ou seja, caso as condicionantes não sejam cumpridas, a licença é suspensa.

Para o conselheiro Marco Aurélio Moreira, representante da Federaminas, o processo de licenciamento apresentou uma convergência de preocupações com a questão ambiental da Semad, da concessionária BH Airport e do Copam, mostrando a seriedade de todos os envolvidos.

Segundo o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Sávio Souza Cruz, é possível conciliar o desenvolvimento de Minas com a preservação ambiental. “Um processo responsável de licenciamento ambiental, como o que foi realizado para o Terminal 3 de Confins, garante, ao mesmo tempo, o crescimento econômico do Estado, a conservação do meio ambiente e o bem estar e a qualidade de vida da população mineira”, declarou.

A BH Airport irá transferir os voos internacionais para o novo terminal, liberando cerca de 40% da área dos setores de embarque e desembarque para as viagens domésticas.

Romyna Lanza
Ascom/Sisema

 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900