Fiscais da Semad fiscalizam desmatamento ilegal na região do Rio Piranga

A operação “Rio Piranga 2015”, deflagrada pelos fiscais da secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), no dia 10 de agosto, aplicou cerca de R$ 175 mil em multas por desmatamento ilegal.

A ação, que terminou no dia 14, foi realizada nos municípios Piranga, Porto Firme, Presidente Bernardes, Senhora de Oliveira e Senador Firmino.

Durante a operação, 28 atividades ilegais foram embargadas e quatro obras demolidas. Foram apreendidos, ainda, 90 estéreos de lenha nativa, que equivale a 540 árvores, aproximadamente, e 90 estéreos de lenha de eucalipto, que corresponde a cerca de 340 árvores. Os fiscais apreenderam também 8000 pacotes de 3kg de carvão vegetal para uso doméstico.

Crédito: Arquivo Sisema
Um dos alvos fiscalizados durante operação

Segundo o superintendente de fiscalização Ambiental Integrada, Heitor Soares, a operação começou a ser planejada em julho.

“No dia 16 de julho foi feito um sobrevoo na região do Rio Piranga com o objetivo de levantar focos de intervenções ambientais tais como desmatamento, queimada, mineração, intervenção em Área de Proteção Ambiental (APA) e em recursos hídricos, que normalmente não seriam identificados durante patrulhamento por terra”, afirmou o superintendente.

A operação contou com a participação de 20 pessoas, entre técnicos da Semad e do IEF e policiais militares, que foram divididos em cinco equipes. A ação contou, ainda, com o apoio de cinco viaturas disponibilizadas pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e cinco veículos da Semad.

Está prevista para acontecer nos próximos meses a operação “Rio Piranga 2015 II”, que vai fiscalizar os municípios da região que não foram contemplados na operação “Rio Piranga 2015”.

Janice Drumond