Gestão participativa chega a Curvelo

Lideranças políticas e cidadãos se reuniram, hoje, durante o lançamento do Fórum Regional de Governo Território Central, em Curvelo, para debater melhorias na atuação do poder público, numa forte demonstração de cidadania e democracia.

Para uma plateia de quase 500 moradores de Curvelo e dos 17 municípios que integram o Território Central, Pimentel disse confiar no modelo de gestão escolhido por sua administração. “Tem muita gente que é contra esse modelo. Mas é o jeito que nós fazemos, que é chegar perto, ouvir, escutar críticas quando são verdadeiras e sinceras, ter a sinceridade e falar a verdade”.

“Os mineiros ansiavam, há muito, por uma participação efetiva no governo do Estado. E, agora, no governo Pimentel, eles têm a chance de ser ouvidos. Nada melhor que prestar atenção no que dizem os moradores de uma região para conhecer suas necessidades reais”, declarou o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Sávio Souza Cruz, que também participou do encontro.

Durante o evento, o governador Fernando Pimentel assinou o despacho para retomada das obras de pavimentação da rodovia LMG-754. A estrada, que liga Curvelo a Cordisburgo, tem 43 quilômetros de extensão, sendo 40,2 quilômetros de rodovia e 2,7 quilômetros da Avenida Brasil, na área urbana, e que terá pista dupla. Os investimentos previstos são da ordem de R$ 85,7 milhões e as intervenções deverão terminar em 500 dias.

Foto: Verônica Manevy/Imprensa MG
Assinado despacho que autoriza obras de pavimentação da rodovia LMG-754

O trecho facilitará o acesso de quem vem do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha para as regiões Central e Metropolitana, além de diminuir o tráfego de veículos nas BRs 135 e 040, aumentando a segurança dos motoristas.

Além do mais, aproximará Curvelo da capital mineira. “A obra irá encurtar em cerca de 20 quilômetros o trajeto entre Curvelo e Belo Horizonte. Essa é uma demanda antiga da população”, explicou Sávio Souza Cruz, que possui forte atuação na cidade.

Sobre o fórum regional, o presidente da Federação dos Pescadores e Aquicultores de Minas Gerais, Valtim Quintino da Rocha, representante dos movimentos sociais, declarou: “na gestão anterior, tivemos uma grande dificuldade no setor da pesca em Minas. Não conseguimos falar nem com os secretários. Quero parabenizar o governo pela iniciativa, os pescadores abraçaram a causa, esperamos há 16 anos para apresentar nossas demandas”.

Os Fóruns são os principais espaços de escuta da população e, a partir deles, será elaborado o planejamento de diretrizes que vão orientar as ações de governo nos próximos anos. Mas este ainda é o começo de um longo processo de democratização da política a partir da participação popular!