Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Brasil ainda está longe de adotar plenamente o consumo consciente

PDFImprimirE-mail

Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela organização de educação financeira Meu Bolso Feliz revela que o brasileiro conhece bem a importância de se economizar água e luz. Porém, o que se observa é que, no dia-a-dia, nem todos os hábitos necessários para a prática do consumo consciente são adotados.

 

Conforme a pesquisa, apenas 21,8% dos brasileiros praticam o consumo consciente de forma plena.

 

Em relação à água e à luz, os principais motivos de economia, apontados pela pesquisa, são: não desperdiçar (32,7%), ter a conta mais baixa (21,5%), dar exemplo de redução de desperdícios de consumo e influenciar atitudes (17,1%) e sensação de fazer o certo (12%).


Para justificar o desperdício, os entrevistados alegaram, principalmente, a falta de tempo (26,5%) e a distração e o esquecimento (25,4%). Um índice de 16,2% alegou não acreditar que a atitude consciente possa fazer diferença.


Entre os hábitos mais adotados para a economia da água estão o de fechar a torneira enquanto escovam dentes (90,4%) e não lavar a calçada com a mangueira (88,3%).


A energia elétrica recebe a ação consciente de 76% dos entrevistados. Apagar as luzes em ambientes vazios é uma prática utilizada por 97,1% da população.


O dado preocupante fica por conta do público jovem, o menos consciente. O índice de pessoas com mais de 56 anos, que praticam atitudes corretas, é de 74,2%, porém o percentual cai para 64,5% entre o público de 18 a 29 anos.


Ações de Conscientização


Em alinhamento às políticas do governo estadual, o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) promove uma série de ações sobre a necessidade de se adotar, no dia-a-dia, hábitos e ações sustentáveis para preservar a qualidade ambiental e, consequentemente, a qualidade de vida.


Uma das principais ferramentas desenvolvidas é a Calculadora da Água, que calcula o consumo de água do cidadão e, a partir do resultado, fornece dicas de economia.

 

Romyna Lanza
Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900