Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Multas por desmatamento ilegal no Norte de Minas superam R$2 milhões

PDFImprimirE-mail

Cerca de R$2,1 milhões em multas aplicadas são o resultado parcial da Operação Veredas do Cerrado, que fiscaliza o desmatamento no Norte de Minas Gerais. A ação é realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) em nove municípios próximos a Januária.

Os fiscais também embargaram 150 hectares de áreas desmatadas ilegalmente, bem como apreenderam 4,3 mil stereos de lenha proveniente de vegetação nativa, o que corresponde a aproximadamente 70 caminhões carregados. Também foram identificadas infrações como a realização de queimadas sem controle.

A Operação Veredas do Cerrado teve início no dia 29 de junho e é realizada nos municípios de Formoso, Arinos, Januária, Bonito, Mathias Cardoso, São João da Ponte, Chapada Gaúcha, Manga e São Francisco. Participam da ação cerca de 50 técnicos da Semad divididos em seis equipes, além de integrantes das Polícias Civil e Militar e o apoio de duas aeronaves.


Crédito: Flávio Aquino

060715

Sobrevoo identifica áreas de desmate irregular


Bruno Zuffo, Diretor de Fiscalização dos Recursos Florestais e Biodiversidade da Semad, explica que cada equipe tem a missão de fiscalizar pontos definidos previamente e checar as possíveis irregularidades. “No local, havendo infração, pode ocorrer o embargo da área, aplicação de multa e apreensão de material lenhoso ou de equipamentos e veículos”, afirma.

O Diretor de Estratégia em Fiscalização da Semad, Flávio Aquino, ressalta a eficiência do uso das técnicas de geoprocessamento aplicadas ao Monitoramento Contínuo da Cobertura Vegetal para identificação de áreas desmatadas. “Através do monitoramento contínuo é possível identificar os pontos de desmates, tão logo haja imagens disponíveis.”

A região onde ocorre a operação é caracterizada pela presença de veredas, que se desenvolvem por toda região, além de grandes remanescentes de Cerrado e Mata Atlântica (Mata Seca). No local, também estão localizadas diversas unidades de conservação, entre elas o Parque Nacional Grande Sertão Veredas, o Parque Estadual Serra das Araras e as Áreas de Proteção Ambiental Pandeiros e Cochá e Gibão.

Emerson Gomes
Ascom/Sisema


SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900