Semad capacita multiplicadores em educação ambiental

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio do Núcleo de Educação e Extensão Ambiental, realizou, de 10 a 12 de junho, o primeiro curso de capacitação de multiplicadores ambientais na região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O curso, denominado “Planeta Terra – Espelho das Águas” foi realizado em Ribeirão das Neves e contou com a parceria da Prefeitura Municipal.

O projeto tem como foco o tema "Água". A intenção é criar consciência ambiental, aplicando metodologias que levem a sociedade a agir de maneira responsável com relação ao uso dos recursos hídricos.

Foram capacitados 30 atores envolvidos no processo, tais como gestores municipais, integrantes de ONGs, educadores ambientais e profissionais da educação formal, a fim de prepará-los para que desenvolvam o conteúdo de Educação Ambiental, dentro dos princípios da transversalidade. A ideia é que esses profissionais possam formar e orientar alunos e sociedade em geral para práticas que levem à mudança de comportamentos, posturas e hábitos com relação ao uso da água, tendo como fundamento o desenvolvimento sustentável.

560 x 370 b

Mapa da bacia hidrográfica

A capacitação teve início com a primeira etapa, presencial, e deverá seguir por mais quatro meses, com a etapa à distância.

Na primeira etapa a capacitação se baseou em metodologias participativas, transversais e holísticas, partindo de uma abordagem local para o todo. Abrangeu aspectos relacionados a: Valores Humanos e Cidadania Planetária, Saúde, Ética, Ecopedagogia, Responsabilidade Social e Ambiental, Participação Popular e Valorização da Cultura Local, Qualidade de Vida, Instrução e Informação Ambiental, Inovação e Tendências Atuais em Sustentabilidade, Escola Sustentável, Ciência e Tecnologia com Produção Mais Limpa, Pertencimento e conhecimento da Bacia Hidrográfica local.

Na segunda etapa, os participantes deverão elaborar e executar um projeto junto a seu público alvo, preparando as pessoas para conhecer e valorizar o local onde vivem, a fim de capacitá-las para detectar problemas e buscar soluções para conservação e preservação dos recursos hídricos em sua comunidade.

De acordo com o facilitador Mestre e analista ambiental da Semad, Ricardo Cottini, para que essas percepções e novos modos de agir façam parte da sociedade, há de se levar informação, instrução e conscientização aos cidadãos, por meio de processos como a Educação Ambiental, numa metodologia transversal e interdisciplinar e com uma visão global, mas partindo de ações locais.

Mapa Ribeirão das Neves

“A crise hídrica que estamos vivenciando é uma complexa teia de problemas e relações, que reflete o caos e poderá restringir nossas atividades, bem como nosso bem estar. A crise se torna, então, um alerta para que possamos repensar nossa relação local com o meio onde vivemos”, disse Cottini.

Ainda segundo o facilitador, a proteção dos recursos hídricos é uma necessidade vital, como também, uma obrigação moral da sociedade. “Essa proteção deve ser promovida por meio do uso racional, da precaução e da parcimônia, além do desenvolvimento de políticas públicas de gestão, com responsabilidades individuais e coletivas”, completou.

560 x 370 c

Dinâmica de grupo

Paralelamente, e como parte integrante do material didático para a capacitação, a equipe técnica do Núcleo de Educação e Extensão Ambiental, elaborou o Caderno de Atividades do Multiplicador – Metodologia Transversal e Sugestões de Atividades Interdisciplinares para o Tema Água – e o Jogo Pedagógico “Percorrendo um Rio da Nascente a sua Foz”.

Para acessar o jogo, clique aqui .