Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fiscais embargam 709 hectares desmatados no Vale do Jequitinhonha

PDFImprimirE-mail

A aplicação de R$1,6 milhão em multas pelo desmatamento ilegal de áreas de Mata Atlântica foi o resultado da Operação Serra Negra de combate ao desmatamento, realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). A ação ocorreu na região do Vale do Rio Jequitinhonha no período de 25 a 29 de maio.

Durante a operação foram embargados 709 hectares de áreas desmatadas localizados em área de ocorrência do bioma e apreendidos 20647 stereos de lenha, o que corresponde a 410 caminhões carregados. Também foram presos dois tratores e 68 metros de carvão provenientes de vegetação nativa.

A Operação Serra Negra buscou identificar pessoas e empreendimentos que suprimem irregularmente vegetação nativa, que foram indicadas pelo monitoramento por satélite realizado pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). A ação foi realizada simultaneamente em quatro municípios: Itamarandiba, Senador Modestino Gonçalves, Frei Lago Negro e Rio Vermelho.

 
Crédito: Welligton Pedro de Oliveira

120615-2

Desmatamento da Mata Atlântica


O coordenador da operação e diretor de Fiscalização dos Recursos Florestais e Biodiversidade da Semad, Bruno Zuffo Janducci, explica que os locais fiscalizados foram pré-definidos no planejamento da Semad como locais onde houve supressão de mata nativa. “Os fiscais identificaram se foi autorizada ou não, quais os estágios e tipo de vegetação, além de outras irregularidades”, afirma.

A Operação Serra Negra teve a participação de 60 pessoas entre fiscais do Sisema, e integrantes da Polícia Civil e Polícia Militar de Meio Ambiente. O trabalho teve ainda o apoio de um helicóptero. Essa foi a segunda grande ação para coibir o desmatamento na Mata Atlântica realizada pela Semad em 2015. Em março, a Operação Macaco Muriqui 3 embargou 550 hectares de áreas do bioma desmatadas ilegalmente. A ação foi realizada em oito municípios do nordeste do Estado.

Emerson Gomes 
Ascom/Sisema

 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900