Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Operação busca irregularidades ambientais na represa Várzea das Flores

PDFImprimirE-mail

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) realizará, no período de 08 a 12 de junho, ações de fiscalização do uso dos recursos hídricos na represa Várzea das Flores, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A Operação Vargem das Flores ocorre nos municípios de Contagem e Betim, onde está localizado o lago. 

O principal objetivo das ações é verificar a regularidade das propriedades e empreendimentos no uso dos recursos hídricos. Também serão observadas outras irregularidades como desmatamento e intervenções em locais irregulares, especialmente nas Áreas de Preservação Permanente (APP), nas margens da represa e de cursos d´água. 

Várzea das Flores é um contribuinte da sub-bacia do rio Paraopeba, que pertence à Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e tem grande importância para o abastecimento de água de Betim, Contagem e de parte de Belo Horizonte. O local é muito utilizado pela população do entorno como área para pesca e banhos e para construção de residências de luxo e atividades voltadas para o lazer.

 
Foto: Oswaldo Afonso

080615

Captação na Fazenda Limeira


O superintendente de Fiscalização Ambiental Integrada da Semad, Heitor Soares Moreira, observa que a ação faz parte do planejamento anual de fiscalizações efetuadas pelo Sisema, mas que ganhou maior importância com o cenário de escassez de água que Minas Gerais enfrenta.

“Diante da crise hídrica e do fato de que o Estado já entrou em seu período de estiagem, a operação de fiscalização tornou-se ainda mais necessária já que o reservatório Várzea das Flores é muito importante para o abastecimento público de água na região metropolitana”, observa Moreira.

A represa está inserida na Área de Proteção Ambiental Várzea das Flores, que protege a lagoa. A unidade de conservação foi criada em 2006 e possui 12,2 mil hectares de área. A Operação terá a participação de 50 pessoas entre fiscais do Sisema e integrantes da Polícia Militar de Meio Ambiente.

 

Emerson Gomes
Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900