Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Operação coíbe transporte e consumo ilegal de carvão em Minas

PDFImprimirE-mail

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) realizou, de 4 a 8 de Maio, uma ação de fiscalização nos municípios de Matozinhos, Sete Lagoas, Pitangui e Divinópolis com o objetivo de coibir o transporte e o consumo ilegal de carvão vegetal no Estado.

 

Durante a ação de fiscalização foi verificada junto às empresas toda a documentação referente às cargas de carvão, além da documentação ambiental da siderurgia. Foram fiscalizadas 12 empresas e apreendidos aproximadamente 500 metros cúbicos de carvão. Além disso, foram apreendidos sete caminhões com carvão vegetal. “Durante a verificação e análise das cargas constatamos que havia divergências entre a documentação apresentada, sendo verificada na carga a mistura de carvão proveniente de madeira nativa e plantada”, disse o coordenador da operação, Bruno Zuffo.

 

No total foram aplicados aproximadamente 300 mil reais em multas. Cinco pessoas foram conduzidas às delegacias de Divinópolis e Sete Lagoas pela Polícia Militar de Meio Ambiente para esclarecimentos.

 

Essa operação faz parte das ações adotadas pela Semad a fim de diminuir o desflorestamento em Minas Gerais, sobretudo nos biomas cerrado e Mata Atlântica. “O transporte e consumo de carvão são os últimos passos das florestas, por isso, precisamos fazer a verificação, também, no final da cadeia produtiva”, afirmou o Superintendente de Fiscalização Ambiental Integrada da Semad, Heitor Soares.

 

 

Milene Duque

Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900