Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Palestra apresenta Projeto premiado por ação na recuperação de bacias hidrográficas

PDFImprimirE-mail

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) promoveu, na última sexta-feira (20/03) na Cidade Administrativa, em comemoração ao dia mundial da água, um encontro com dirigentes da empresa Itaipú Binacional para uma conversa sobre um dos mais conceituados programas de recuperação ambiental do Brasil. O “Cultivando Água Boa” é um programa que contempla diversas ações socioambientais relacionadas com a conservação dos recursos naturais e da biodiversidade. As palestras foram ministradas pelo diretor-geral da empresa, Jorge Samek, e pelo diretor de coordenação e meio ambiente, Nelton Friedrich.

 

De acordo com a Secretária Adjunta de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Semad, Marília Melo, será firmado Termo de Cooperação para intercâmbio de experiências e boas práticas do programa e o desenvolvimento de estudos e ações voltados à melhoria da gestão dos recursos hídricos do estado, com foco na recuperação de bacias hidrográficas, com a Itaipú.

 

O Programa desenvolve mais de 60 ações em 29 municípios da Bacia Hidrográfica do Paraná, alcançando 209 microbacias onde a usina está localizada. As ações vão desde a recuperação de microbacias e a proteção de matas ciliares e da biodiversidade, até a disseminação de valores e saberes que contribuem para a formação de cidadãos dentro da concepção da ética, do cuidado e do respeito ao meio ambiente. As atividades do programa são realizadas por meio de um amplo processo de sensibilização, informação e capacitação formal e informal realizado em diversas ações de educação ambiental com vistas à promoção da qualidade de vida nas comunidades.

 

O trabalho conta, também, com a atuação de aproximadamente 2 mil parceiros, dentre órgãos governamentais, ONGs, instituições de ensino, cooperativas, associações comunitárias e empresas. A ideia em Minas Gerais é, também, envolver diversos parceiros para o desenvolvimento do Programa no Estado.

 

Ascom Sisema
3915.1847

 

 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900