Fernando Pimentel garante participação popular no Governo de Minas Gerais

Governador foi empossado pela Assembleia Legislativa em cerimônia que contou com a presença de diversas autoridades

Foto: Henrique Chendes - Imprensa MG

gov03

Com o compromisso de adotar um governo com forte participação popular, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, foi empossado na manhã desta quinta-feira (01/01) pela Assembleia Legislativa. Pimentel foi eleito no primeiro turno, com 52,98% dos votos e governará o Estado, juntamente com o vice-governador Antônio Andrade, no período entre 2015 e 2018. Ao discursar no Plenário, ele destacou que vai trabalhar para que a participação popular nas ações do Governo de Minas seja o seu legado.

“Nesse início do século XXI, em meio à transformação dos fundamentos da nossa forma de viver, em meio à revolução tecnológica, entendo que nosso legado como gestores e como geração deve ser avançar na construção de um governo de fato participativo, através do empoderamento dos cidadãos e da criação de plataformas e mecanismos para que a vontade das pessoas em todos os rincões do nosso Estado possa ser constantemente levada em conta e, de fato, influenciar as ações do Governo”, afirmou.

O governador também ressaltou, em seu discurso, a importância da cerimônia de posse na Assembleia Legislativa, no aspecto da democracia. “Nada mais me dá alegria e felicidade do que constatar o aspecto quase trivial desse evento. A beleza da democracia reside muitas vezes disso, parecer muitas vezes banal, quase casual, quando na verdade ela é resultado da luta de gerações e gerações que nos precederam. Não estamos aqui testemunhando apenas um ato protocolar, mas, sim, uma conquista da cidadania”.

Balanço Geral

Fernando Pimentel anunciou a criação de um grupo executivo, que irá apresentar dentro de 90 dias um balanço geral do Estado. “É uma explicitação do ponto de onde estamos partindo como sociedade em termos econômicos, sociais, de desenvolvimento humano e também, claro, das finanças. O nosso objetivo não é olhar para o passado e sim definir o ponto de partida para o futuro. Iremos publicar anualmente esse balanço geral para que possamos estabelecer metas específicas, em cada região, em cada área, e avaliar de forma objetiva onde avançamos e onde precisamos melhorar”, afirmou.

O governador garantiu ainda que a sua administração será parceira dos empreendedores, tanto empresariais quanto individuais, na busca da geração de riquezas e mais empregos de qualidade para os mineiros.

Cerimônia

Fernando Pimentel e Antônio Andrade chegaram à Assembleia Legislativa pelo Hall das Bandeiras, e após serem recepcionados pelos Dragões da Independência, entraram no Plenário acompanhados por uma comitiva de parlamentares, prefeitos, vice-prefeitos e presidentes de câmaras municipais.

A execução do Hino Nacional foi um momento de emoção, com a apresentação do rapper Flávio Renegado. Na sequência, foi exibido um vídeo com a trajetória política do governador, com destaque para o período em que ele foi prefeito de Belo Horizonte e para a participação popular adotada por ele em diversos programas.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro. Participaram ainda os ministros de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges, de Ciência e Tecnologia, Clério Campolina, e o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda.

Acesse aqui o discurso do Governador.

Agência Minas